HOME > América Latina

ALBA-TCP tem como objetivo fortalecer a integração comercial

A cúpula econômica da aliança permitiu que a agenda econômica, comercial e financeira da mesma fosse retomada, com ênfase especial na produção agrícola

ALBA-TCP tem como objetivo fortalecer a integração comercial (Foto: Divulgação / Min.Economia da Bolívia)

TeleSur - A XI Reunião do Conselho de Complementação Econômica da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América - Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) concordou em promover o setor produtivo, bem como fortalecer a integração comercial entre os países da Aliança, com a participação dos ministros da economia da região.

Durante a reunião realizada na cidade boliviana de Sucre, no departamento de Chuquisaca, o secretário executivo da aliança, Sacha Llorenti, destacou a importância da reunião para analisar a situação econômica internacional e definir ações concretas de coordenação para enfrentar o complexo cenário internacional.

"Gostaríamos também de destacar o fato de que uma das conclusões da reunião do Conselho de Complementação Econômica da ALBA-TCP foi justamente destacar o Modelo Econômico Produtivo Comunitário Social para os países da Aliança, naturalmente aplaudindo as realizações do governo boliviano em assuntos econômicos", disse ele.

Neste sentido, Llorenti destacou os avanços significativos feitos pelo governo boliviano, como a redução da pobreza e da desigualdade, ressaltando que o modelo boliviano tem sido muito bem recebido.

Em outro momento, o Ministro da Economia e Finanças Públicas da Bolívia, Marcelo Montenegro, destacou a aprovação de medidas econômicas para impulsionar o setor produtivo e comercial entre os países da ALBA-TCP, no marco da XI Reunião do Conselho de Complementação Econômica.

"Temos que impulsionar e fortalecer as relações econômicas de solidariedade e complementaridade entre os Estados membros da Aliança, concentrando esforços para contribuir com suas políticas sociais, com base nos mecanismos econômicos existentes e reafirmando os princípios de complementaridade, cooperação e autodeterminação", enfatizou ele.