CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Brasil quer anular suspensão da Venezuela e ajudar na entrada da Bolívia no Mercosul

Diretor do Mercosul no Itamaraty, Francisco Cannabrava disse que a Venezuela "merece nossa atenção". "Queremos avançar para a entrada da Bolívia", acrescentou

Os presidentes da Bolívia, Luis Arce (círculo, embaixo), do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (círculo, em cima), da Venezuela, Nicolas Maduro, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira (Foto: Reuters | ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Sputnik - Em conversa com a Sputnik, o diretor do Mercosul no Itamaraty, Francisco Cannabrava, confirmou que a embaixada brasileira quer retomar o diálogo com a Venezuela e anular a suspensão do país no âmbito do Mercosul.

O diplomata explicou que "este país [Venezuela] é importante e merece nossa atenção", razão pela qual o Brasil quer restabelecer um diálogo "franco e de boa vontade", em que "se respeite os tempos" de Caracas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Venezuela foi suspensa do Mercosul em 2017, após alguns membros do bloco entenderem que o país havia passado por uma "ruptura da ordem democrática".

Sobre a entrada da Bolívia no Mercosul, Cannabrava comentou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "muito interessado" em que La Paz se torne um membro da aliança sul-americana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Queremos avançar para a entrada da Bolívia, precisamos obter a aprovação do tratado de adesão da Bolívia no Congresso brasileiro e estamos muito dispostos a trabalhar internamente para avançar nisso", disse ele.

Em 8 de dezembro, o chanceler boliviano, Rogelio Mayta, disse à Sputnik que a posse de Lula como presidente do Brasil seria um "vento favorável" à entrada de La Paz como um Estado pleno do Mercosul.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO