CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Chile: mineradores entram em greve na maior empresa produtora de cobre do mundo

O governo e a Codelco agiram rapidamente para dissipar as preocupações sobre um impacto nas operações

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Trabalhadores da gigante de mineração estatal chilena Codelco, a maior produtora de cobre do mundo, lançaram uma grande greve na quarta-feira para protestar contra o fechamento de uma fundição por questões ambientais, embora o governo tenha minimizado o impacto nas operações.

A Federação dos Trabalhadores do Cobre (FTC), um grupo abrangente dos sindicatos da Codelco, disse que 50.000 trabalhadores devem entrar em greve, incluindo funcionários e contratados depois que a fundição de Ventanas foi fechada, apesar dos pedidos de investimento para mantê-la aberta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

>>> Chile: governo decide encerrar operação de fundição devido a "casos recorrentes" de intoxicação; sindicatos protestam

"Já temos todas as divisões paradas hoje", disse Amador Pantoja, presidente do sindicato, à Reuters. "Vamos esperar calmamente pela manhã para ver se há uma chance de conversar."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo e a empresa, no entanto, agiram rapidamente para dissipar as preocupações sobre um impacto nas operações. 

"Não há paralisação dos locais de mineração", disse o ministro da Fazenda, Mario Marcel, em entrevista coletiva, horas após o início da greve. "Portanto, o impacto na receita financeira é basicamente zero."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Andre Sougarret, presidente-executivo interino da Codelco, disse que houve "alguma descontinuidade" em relação às operações, mas a empresa conseguiu tomar medidas para retomá-las.

"Desde que isso foi anunciado, tomamos medidas para, em primeiro lugar, garantir a segurança das pessoas e, por outro lado, continuar as operações", disse Sougarret.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No final do dia, a FTC disse que os líderes do protesto foram detidos pelas forças policiais enquanto protestavam do lado de fora da mina El Teniente da empresa.

"Devido a esses incidentes lamentáveis, estamos suspendendo qualquer tentativa de conversar com a alta administração da Codelco e continuamos ativamente com nossa greve nacional", disse a FTC em comunicado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O conselho de administração da Codelco aprovou o fechamento da fundição de Ventanas na semana passada, depois de ter sido suspensa para manutenção após dezenas na região adoeceram. A decisão foi posteriormente apoiada pelo presidente chileno Gabriel Boric.

A instalação também opera uma refinaria de cobre, que não será afetada pela medida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os trabalhadores haviam avisado na semana passada que entrariam em greve se os investimentos para atualizar as instalações não fossem aprovados e insistiram na terça-feira que a empresa deveria atualizar a fundição. 

A área em que a fundição está localizada está saturada de operações industriais que ativistas ambientais descreveram como uma "zona de sacrifício" devido a incidentes de poluição.

ATUALIZAÇÃO da ARN

Os trabalhadores da mineradora anunciaram nesta quinta-feira o fim da greve nacional.

"Os líderes e a empresa formarão uma mesa de trabalho para abordar o futuro da divisão e garantir um acordo de transição justo para o processo", informaram a Codelco e a FTC em comunicado conjunto, segundo a ARN. 

"A vontade de ambas as partes se materializou após a Corporação ratificar seu compromisso de dar continuidade à divisão Ventanas com o fortalecimento de sua refinaria, que inclui os investimentos necessários para sua sustentabilidade operacional, com projetos como o desenvolvimento de um forno de tratamento de sucata", disseram.

Ambas as partes "concordaram em estabelecer como princípio de diálogo o cuidado com a saúde dos trabalhadores, das comunidades onde as operações estão inseridas, a proteção do meio ambiente, bem como a proteção da empregabilidade, juntamente com o empoderamento da Codelco como uma empresa pública", acrescentaram.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO