CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Crise de fertilizantes faz OEA declarar emergência na América Latina

A confirmação partiu do embaixador do Peru na organização, Harold Forsyth. É necessário "enfrentar os riscos da segurança alimentar", disse ele

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por ARN - A Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou emergência na América Latina devido à atual crise de fertilizantes , conforme confirmou nesta quinta-feira o embaixador do Peru na organização, Harold Forsyth.

"É a primeira vez na história que a OEA entra em uma questão tão complexa quanto a dos fertilizantes. A OEA declarou uma emergência na região para que possamos enfrentar os riscos da segurança alimentar", disse Forsyth em diálogo com Rádio Programas do Peru (RPP).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, os produtores agrícolas enfrentavam escassez e aumento dos preços dos insumos agrícolas internacionalmente devido a problemas na cadeia de suprimentos global. Alguns países conseguiram armazenar fertilizantes por meio de compras antecipadas, mas a grande dúvida é se haverá oferta suficiente para o segundo semestre de 2022.

“Tem havido uma competição acirrada no mundo e, obviamente, isso nos pegou desprevenidos, não apenas o Peru, mas todos nós, exceto alguns países individuais que aparentemente, por razões de seu próprio solo, têm esse elemento vital. A OEA já declarou emergência na região por causa disso ", acrescentou o embaixador peruano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Forsyth especificou que, como parte desta declaração, o secretário-geral da OEA, o uruguaio Luis Almagro, dará "passos imediatos" com o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco de Desenvolvimento da América Latina "para gerar os recursos que permitir-nos enfrentar os riscos para a segurança alimentar regional".

"O que vamos precisar são recursos, ou seja, dinheiro. Consequentemente, o que está sendo feito é chamar as instituições financeiras para agir e esses são provavelmente os próximos passos que o secretário-geral dará. Temos um acordo para o dia 21 de junho com o questão novamente para medir como o impacto vem", disse ele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Peru declarou o setor agrícola em situação de emergência por 120 dias em 20 de março, em decorrência da covid-19 e do aumento dos preços dos fertilizantes.

A situação de fertilizantes é especialmente relevante para a América Latina, já que a maioria dos países da região são grandes importadores. O Brasil tem fertilizante até outubro. Conforme confirmado pela ministra da Agricultura daquele país, Tereza Cristina, o impacto para os consumidores depende da duração da invasão russa. Sem esses produtos, a tendência é que a baixa oferta eleve o preço dos alimentos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O preço do trigo disparou porque a Ucrânia é um grande produtor e isso influencia o mercado mundial. Achamos que vai ter um aumento, sim. Quanto? A soja já subiu e já caiu um pouco. O milho já subiu. e já diminuiu um pouco. Temos que monitorar e reduzir os impactos", garantiu Cristina.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO