América latina

Eleições municipais em Cuba têm menor comparecimento em 40 anos

Autoridades eleitorais disseram que quase 69% dos eleitores cubanos registrados participaram da votação de domingo

www.brasil247.com -
(Foto: Reuters)


247– Cuba registrou um índice de participação nas eleições municipais de 69%, o menor desde pelo menos 1981, segundo dados preliminares do governo divulgados nesta segunda-feira.

Embora esse comparecimento ainda seja alto em comparação com muitos vizinhos regionais, ele marca uma queda significativa dos 89% que votaram em 2017, nas primeiras eleições desde a morte do ex-líder cubano Fidel Castro.

Cuba se orgulha de seus altos níveis de participação eleitoral, vendo a participação nas eleições como uma demonstração da natureza popular de seu sistema eleitoral.

A queda na participação no domingo em relação às eleições de 2017 vem na esteira dos apelos da oposição política de Cuba para a população se abster de votar como protesto contra o governo do presidente Miguel Díaz-Canel. As eleições municipais foram as primeiras desde que Díaz-Canel se tornou presidente em 2018.

Não há pesquisas de opinião ou de boca de urna em Cuba, então não está claro porque uma porcentagem crescente de eleitores cubanos optou pela abstenção no domingo.

O bloqueio econômico continua gerando forte escassez de alimentos, remédios e combustível, assim como blecautes contínuos e regulares. (Com Reuters).

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247