CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Petro anuncia aumento do preço dos combustíveis na Colômbia

Gustavo Petro apresenta que o fim dos subsídios da gasolina seria importante para aumentar a receita do governo para promover programas sociais

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro (Foto: REUTERS/Nathalia Angarita)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O recém eleito presidente da Colômbia, Gustavo Petro, considerado uma das principais caras da “nova esquerda”, ao lado de Gustavo Boric, do Chile, anunciou medida impopular esta semana. Os preços da gasolina começarão a subir. O país tem um dos preços mais baixos da América do Sul, apenas acima da Venezuela e da Bolívia.

O principal projeto econômico do governo é uma nova reforma tributária, que tem sido elogiada por toda a imprensa corporativa internacional. O governo, para aumentar suas receitas, vai cortar os subsídios públicos à gasolina – que mantêm o preço tão baixo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sabendo que a medida é impopular, Petro anuncia a questão desta forma: "Vale a pena subsidiar a gasolina por 40 bilhões de pesos (R$ 48 milhões) quando a taxa de mortalidade infantil por desnutrição está dobrando?" Isto é, o fim dos subsídios da gasolina seria importante para aumentar a receita do governo para promover programas sociais.

“Teríamos um déficit de 28 bilhões de pesos (R$ 33,6 milhões) se não começarmos a aumentar fortemente os preços dos combustíveis, que é uma questão bastante complexa”, anunciou há semanas atrás o ministro da Fazenda, José Antonio Ocampo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por mais que se proponha a fazer programas sociais, a alta dos preços dos combustíveis no mundo inteiro tem sido motivo de diversas insurreições populares, pois aumenta a inflação geral. Para exemplificar com casos mais recentes, próximos e regionais, basta citar o Paraguai e o Haiti.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO