CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Antônio Carlos Silva avatar

Antônio Carlos Silva

Coordenador da Corrente Sindical Nacional Causa Operária – Educadores em Luta e membro da direção nacional do PCO. Professor da rede pública do Estado de São Paulo.

91 artigos

blog

1º de Maio na Paulista, por vacina, emprego e auxílio emergencial

No Dia Internacional de Luta da Classe Trabalhadora, resgatar a tradição de luta da classe trabalhadora contra a direita golpista, pelas reivindicações populares

Fora Bolsonaro na Av. Paulista (Foto: Diario Causa Operária)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Diário Causa Operária

O 1º de Maio, Dia Internacional de Luta da Classe Trabalhadora acontece em meio ao maior retrocesso nas condições de vida dos trabalhadores brasileiros e de todo o mundo nas últimas décadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No Brasil, chegamos ao 1º de Maio com mais de 400 mil mortos “oficiais” (que ocultam as dezenas de milhares de mortes que não foram computadas por falta de resultados dos testes, desrespeito às normas da Organização Mundial de Saúde e outras manobras espúrias); há no País mais de 120 milhões de pessoas em situação de “insuficiência alimentar”, ou seja, fome, e mais da metade da classe trabalhadora está desempregada ou sem ocupação.

Esta situação é o resultado da política imposta pela crise histórica do capitalismo, agravada em nosso País pelo golpe de Estado, com o qual a submissa burguesia nacional se juntou ao imperialismo para impor os maiores retrocessos nas condições de vida da maioria do povo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Frente a essa situação, o 1º de Maio de Luta, convocado pelo PCO e pelos Comitês de Luta, junto com outros setores da esquerda, levanta um programa de luta pelas reivindicações fundamentais da classe trabalhadora, neste momento, o qual só pode ser imposto pela mobilização nas ruas.

  • Por vacina já para todos, com a quebra das patentes e controle popular da vacinação;
  • Por auxílio emergencial para todos os desempregados e desocupados de – pelo menos – um salário mínimo; 
  • Pela proibição de demissões e redução da jornada de trabalho de no máximo 35 horas semanais, para que todos trabalhem menos e todos possam trabalhar.
  • Contra o arrocho salarial, salário mínimo vital,suficiente para atender às necessidades dos trabalhadores e de suas famílias e que hoje não poderia ser de menos de R$6.300;
  • Reforma Agrária com expropriação do latifúndio, para garantir terra para quem nela more e produza para pôr fim à fome do povo trabalhador.
  • Abaixo as privatizações, cancelamento das realizadas, estatais sob o controle dos trabalhadores; nacionalização do petróleo e de toda a riqueza mineral do País;

Essas e outras reivindicações dos explorados do campo e da cidade só poderão ser impostas por meio de um enfrentamento contra os patrões e seus governos, o que significa superar a política de capitulação e colaboração com a direita que se expressa nesse momento – dentre outros – na realização de atos comuns com os algozes e inimigos dos trabalhadores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao mesmo tempo, no momento em que a direita evidencia sua crise e sua divisão, como se vê na votação a favor dos direitos políticos de Lula no golpista STF, é preciso unir os trabalhadores, a esquerda e suas organizações de luta em torno de eixos políticos tais como:

  • Fora Bolsonaro, Doria e todos os golpistas;
  • Lula presidente, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo 

Que a exemplo de outros momentos como o histórico 1º de Maio de 1980, o 1º de Maio de 2021, na Avenida Paulista, sirva para unificar o ativismo classista para abrir caminho para uma ampla luta dos trabalhadores e suas organizações para tornar real o pior pesadelo da burguesia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO