CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Fernando Padulla avatar

Luiz Fernando Padulla

Professor, biólogo, doutor em Etologia, mestre em Ciências, autor do blog 'Biólogo Socialista'

130 artigos

blog

160 anos da “Origem das Espécies”...que não deu certo?

Em meio a tamanha ignorância e analfabetismo, desinformação, serão os mais cultos, estudiosos, informados quem conseguem sobreviver? Ou será que estamos perdendo espaço para seres menos aptos, ditados pelo ódio e abastecidos pela ignorância?

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Dia 24 de novembro de 1859. Uma data que mudou o mundo. Wallace e Darwin, destemidos e unidos pela Ciência, tomaram coragem e publicaram o revolucionário livro “A origem das espécies”. Um livro repleto de fatos, dados e provas que substanciaram a revolução e o rompimento doutrinador do criacionismo.

(Em tempo: durante sua passagem pelo Brasil, Darwin mostrou-se abismado com a desigualdade social, a escravidão e a própria corrupção - a ponto de relar em seus diários que os brasileiros eram "infames", "covardes", "ignorantes" e "indolentes". E não estava certo?)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um livro que, apesar do título, não traz a informação precisa de como surgem as espécies, mas indica com ideias e provas contundentes como as espécies evoluíram, rompendo de vez com a doutrina religiosa, sem, no entanto, deixar de lado a crença em algum superior – como uma Deus – como muitos tentaram alegar ao condenar a teoria evolutiva.

Hoje, em pleno ano de 2019, ainda tentamos lidar com conservadores e sua cegueira ignorante perante aos fatos. Darwin e Wallace são grandiosos. Enfrentaram o sistema totalitário da Igreja, trazendo a luz ao pensamento obscuro e fantasioso, metafórico. Mas não foi fácil, tal como reacionários terraplanistas, que destinam sua bravura por trás de uma tela hoje em dia, os cientistas enfrentaram fanáticos religiosos, até mesmo ‘in loco’ que criticaram as verdades evolutivas, e achavam absurdo comparar humanos “imagem e semelhança de Deus" com meros animais e criaturas “irracionais”. Para esses moralistas, era inadmissível que o ser humano fosse um animal; uma afronta à Deus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

160 anos depois, vivemos período semelhante? O ressurgimento de ideias obsoletas, corroboradas por youtubers sem qualquer tipo de formação, mas com milhões de seguidores que acreditam nas falaciosas colocações e proliferam tais absurdos? “Heróis” que divulgam Fake News, que são contrários às vacinas, que tentam convencer que refrigerantes usam fetos abortados como adoçante, ou ainda que os cigarros fazem bem à saúde. E, claro, ainda acham que o Brasil está sob risco do comunismo, o sempre inimigo imaginário do capitalismo...

E o que nós estamos fazendo para desmistificar todas essas baboseiras?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acredito na teoria da “seleção natural", onde os indivíduos mais aptos sobrevivem em meio à adversidade. No caso, em meio a tamanha ignorância e analfabetismo, desinformação, serão os mais cultos, estudiosos, informados quem conseguem sobreviver? Ou será que estamos perdendo espaço para seres menos aptos, ditados pelo ódio e abastecidos pela ignorância?

Que Darwin nos socorra antes que sejamos jogados pela bordada Terra plana e morramos pela não aceitação de vacinas com microchips ao bebermos refrigerantes feitos com fetos de bebê.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO