CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

253 artigos

blog

34 anos em retrospectiva de manchetes

O filme "8 Presidentes, 1 Juramento" chegou ao cinema com um ponto de interrogação a respeito de um presente que se anunciava nefasto

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"8 Presidentes, 1 Juramento" se parece com uma daquelas tradicionais retrospectivas de fim de ano da televisão, só que cobrindo um espectro de 34 anos.

Os oito presidentes eleitos pelo voto direto desde a redemocratização do Brasil, em 1985, prestaram juramento de cumprir a Constituição e zelar pelo povo e pelas instituições até o fim de seus mandatos. De alguma maneira, por razões variadas, aquelas palavras solenes acabavam se diluindo na voragem das crises e dos solavancos no poder. Essa, no fundo, é a história relembrada no documentário de Carla Camurati.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

8 Presidentes, 1 Juramento se parece com uma daquelas tradicionais retrospectivas de fim de ano da televisão, só que cobrindo um espectro de 34 anos a partir do movimento das Diretas Já. De cada governo, o filme relembra sinteticamente os fatos mais relevantes ou mais críticos. O período Collor e os primeiros tempos de Bolsonaro escapam à fórmula básica de reunir pontos positivos e negativos em proporções mais ou menos equivalentes. Esse é talvez o único ponto em que as escolhas da diretora transparecem nas entrelinhas da construção. 

De resto, o que temos é um clipão feito com imagens da mídia impressa e televisiva, sem intervenção direta de nenhum comentário. Vale como um mergulho nas manchetes da memória política desses tempos, mas sem ir além da mera coleta. O ritmo é ágil e pretende também entreter com uma trilha musical (de André Abujamra) que circula entre o rock e os acordes do filme de ação. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a edição fechada antes dos fatos mais marcantes do governo atual e das reviravoltas trazidas pela Vaza Jato, o filme chegou às telas de cinema em novembro do ano passado com um ponto de interrogação a respeito de um presente que se anunciava nefasto.

>> 8 Presidentes, 1 Juramento está nas plataformas Google Play, AppleTV, Vivo Play, ClaroTV

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO