CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

A alegria de votar contra

"É com convicção que voto não no candidato da direita, mas contra um espantalho desonesto em todos os sentidos, um manipulador ambulante apoiado pelo aprendiz de genocida", escreve o jornalista Eric Nepomuceno sobre as eleições municipais do Rio de Janeiro

Eduardo Paes e Marcelo Crivella. (Foto: ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eric Nepomuceno, para o Jornalistas pela Democracia 

Sou parte da geração de brasileiros que cresceu, tirou título de eleitor mas não podia votar, nas capitais e grandes cidades, para prefeito. Governador, nem pensar. E a presidência estava reservada aos generais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 1982, quando as eleições estaduais foram autorizadas pela primeira vez em 17 anos e em plena ditadura, eu ainda morava fora do Brasil.  

Fiz o que pude, principalmente em contatos internacionais, para ajudar Leonel Brizola, de quem tive a alegria de ser amigo. E só quatro anos depois, em 1986, fiz finalmente minha estreia, votando em Darcy Ribeiro, derrotado por uma campanha sórdida encabeçada por um fulano abjeto que atende pelo nome de Wellington Moreira Franco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao longo desses longos 34 anos em que voto para prefeito, governador, presidente, vereador, deputado estadual, deputado federal, senador, só uma vez votei em quem não acreditava.  

Aconteceu em 2018, e meu único e miserável voto em um candidato da direita, o mesmo Eduardo Paes, foi a tentativa inútil de impedir que uma aberração chamada Wilson Witzel chegasse ao governo do estado.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não confiava nem confio em Eduardo Paes, de novo candidato do direitista DEM, agora à prefeitura do Rio. Mais do que uma enganação, penso que é um enganador.  

Quando prefeito mostrou-se exímio esbanjador dos abarrotados cofres dos Jogos Olímpicos. Aliás, se tantas cidades se redimiram do caos e da decadência graças às Olimpíadas – basta mencionar Barcelona –, o Rio transformou-se num dos escassíssimos casos em que aconteceu o contrário: pirâmides de dinheiro foram varridas do mapa, e o que veio foi o abandono, a decadência. Muito pouco do que sobrou deixa de ser grandioso e inútil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eduardo Paes perambulou por vários partidos, sempre ao sabor não dos ventos, mas de suas próprias aspirações. Foi do PV, do PSDB, do PFL, do DEM, do MDB, do PTB.  Só é fiel, no fundo, a si mesmo e suas ambições.

Pois domingo agora ele terá, de novo, o meu voto.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tudo indica que será um gesto desnecessário: as pesquisas abrem espaço para que eu vote em branco, anule ou simplesmente fique aqui, confinado em Petrópolis, trabalhando ou tentando trabalhar em sossego. 

Devo confessar, porém, que vou pegar o carro, descer a serra e sapecar o número dele na urna.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E a razão é muito simples: quero ajudar a esmagar um crápula, um mercador da fé alheia autonomeado bispo, Marcelo Crivella.   

Foi, de longe, o pior, o mais daninho prefeito da história do Rio – e, não custa lembrar, há vários antecedentes. Como ele, porém, nenhum.

Além da alegria indescritível de ajudar a espantar semelhante verme para as profundas do inferno da política, por tabela contribuo para mais uma derrota de alguém que consegue ser ainda muito pior e mais perigoso que ele, Jair Messias, o Ogro que ocupa o palácio presidencial.

Não estarei, pois, votando a favor de Eduardo Paes, mas contra, absolutamente contra Crivella e Bolsonaro. E isso me dá uma certa alegria num ano tão terrivelmente angustiante, sufocante, que trouxe mais dor que qualquer outra coisa.

Claro que eu preferia votar em Belém ou Fortaleza, Recife ou Vitória, Porto Alegre ou São Paulo. Faria isso com a mais absoluta convicção em meus candidatos nessas cidades.

Mas voto no Rio. E é com convicção que voto não no candidato da direita, mas contra um espantalho desonesto em todos os sentidos, um manipulador ambulante apoiado pelo aprendiz de genocida.  

Aliás, convicção e alegria. Nunca foi tão gratificante votar contra.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO