CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jean Menezes de Aguiar avatar

Jean Menezes de Aguiar

Advogado, professor da pós-graduação da FGV, jornalista e músico profissional

219 artigos

blog

A aproximação de Lula a Dilma – uma leitura crítica

Ele 'saiu de cena' como Pelé, no auge. Mas não há garantia de que seu retorno, principalmente agora, buscando relegitimar ou reestruturar o governo Dilma, não possa de alguma forma sair chamuscado

24/08/2010. Campo Grande - MS. Ato Pol�tico. Foto: Roberto Stuckert Filho. (Foto: Jean Menezes de Aguiar)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Poderia estar prevista esta aproximação para o segundo mandato. Poderia estar nos planos de ambos. Lula se chegar para conselhos mais diretos e explícitos, ou mesmo assumir um cargo executivo na reeleição de Dilma Rousseff. Mas algumas coisas podem ser questionadas.

Uma primeira é que esta aproximação não veio numa hora em que Dilma venceu o adversário com larguíssima margem de votos, fosse em primeiro ou se segundo turno. Se tivesse havido essa larguíssima margem, a aproximação de Lula seria apenas um dos fatores do sucesso ou da vitória. Já com margem estreita, a mesma aproximação autoriza se desconfiar que possa ser um remendo para se sobrelegitimar heteronomamente – com Lula-, um governo que teve aprovação de raspão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esta questão que poderia passar despercebida tem interesse no sempre delicado e agora mais frágil equilíbrio governamental ao qual 1) a oposição PSDB ganhou força óbvia pelos números da derrota-confirmação-de-resistência, 2) o grande partido aliado, o PMDB é apenas um biombo numérico oportunista, seduzível a qualquer hora para qualquer lado, inclusive o lado oposto se lhe convier; 3) juízes do Supremo Tribunal Federal vivem o paradigma Joaquim Barbosa de se manifestarem pela imprensa, com frases de efeitos, por todos, Gilmar Mendes comparando Petrolão a Mensalão, e 4) Dilma Rousseff nesta campanha, no palanque, mostrou-se com um nível cênico facial de impaciência que passou a impressão de que o cargo lhe é um fardo, o que pode ser uma verdade.

Cada um desses fatores, isoladamente, não teria grande importância. Seria como uma pedrinha avulsa num sapato que rapidamente se livra. Mas o conjunto é daqueles casos em que a soma do fatores é mais do que a mera reunião dos fatores isolados. Eles se potencializam e se realimentam uns nos outros. O resultado seria uma difícil governabilidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma segunda questão é o próprio Lula. Ele 'saiu de cena' como Pelé, no auge. Mas não há garantia de que seu retorno, principalmente agora, buscando relegitimar ou reestruturar o governo Dilma, não possa de alguma forma sair chamuscado. Lula certamente avaliou isso e eticamente, em nome de um projeto 'maior' chamado Partido dos Trabalhadores vai, sim, apenhar seu nome. Mas correrá riscos. Se o segundo mandato Dilma for como alguns estudiosos analisam, um desastre, Lula estará encrencado. Se houver daqueles consertos inacreditáveis que Lula conseguia à sua época, aí 2018 ser-lhe-á fácil.

Nem tudo é carisma. Mas o carisma é muito. Numa sociedade tão facilmente impactável pelo pensamento emocionalista, isso que se chama de 'carisma' – a legitimidade que Lula ainda tem sobre uma parcela imensa da população – é um fato dos mais poderosos. A História e a Ciência Política comparadas bem o demonstram no estudo de outros países sulamericanos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talvez por isso tudo, por exemplo, Dilma esteja tendo alguma dificuldade em conseguir um ministro da Fazenda, ao mesmo passo que tem havido alguns 'não, muito obrigado'. Se o primeiro mandato de Dilma foi relativamente fácil para ela, sem uma gritaria oposicionista estruturada, o segundo não prevê um mar de almirante.

Pessoas que querem razoavelmente o bem do Brasil torcem para que tudo dê certo com qualquer presidente, afinal incêndio não escolhe quem vai queimar. Dilma precisará de toda sua competência e inteligência para este segundo mandato. Se a aproximação de Lula for decisiva, que ele arregace as mangas e não falte para com seu dever.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Publicado no blog Observatório Geral

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO