CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Dom Orvandil avatar

Dom Orvandil

Bispo Primaz da Igreja Católica Anglicana, Editor e apresentador do Site e do Canal Cartas Proféticas

312 artigos

blog

A Argentina é a escolhida para liderar a recuperação da CELAC e da América Latina

Golpes fascistas militares, promovidos pelo imperialismo yank e europeu, esmagaram todos os países, destruíram soberanias e vidas em nossos territórios

A Argentina foi eleita por unanimidade para presidir a Celac em 2022 (Foto: Prensa Latina)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As notícias sobre  a CELAC (Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe) são alentadoras e reveladoras da rica e intensa história de lutas dos movimentos sociais e revolucionários de Cuba, do Caribe e da América Latina, por um lado.

Por outro, assim precisamos olhar, esta grandiosa organização traz à tona a necessária memória das agruras, sofrimentos e derrotas dos povos nestas regiões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Golpes fascistas militares, promovidos pelo imperialismo yank e europeu, esmagaram todos os países, destruíram soberanias e vidas em nossos territórios. Assim aconteceu com o conflito militar nas ilhas Malvinas, cuja guerra completa 40 anos,  responsável pelo derramamento de sangue de 650 combatentes nacionais e 255 ingleses mortos, com o objetivo de  implantar base militar da OTAN  pelo Reino Unido,  ocupadas militarmente com apoio dos Estados Unidos e a máfia imperialista, explicou o jornalista, escritor  e ex-combatente Edgardo Esteban.

No Brasil sofremos o mais violento conflito entre os interesses nacionais no respeito à soberania do país, do governo do Estado como estrutura organizativa econômica, social e política e a barbárie com um governo fantoche e mafioso a serviço dos oligopólios no assalto às nossas riquezas e às nossas estatais.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que vemos como resultado dessa  “patrolagem” violenta são mortes em número assustadoramente crescente durante a pandemia, aumento do fosso entre a hierarquia financeira concentradora de lucros e de poder econômico e o povo trabalhador, cada vez mais pobre, doente e desprotegido.

O reforço dos laços de unidade no Caribe e na América Latina robustece a recuperação revolucionária d@s combatentes que deram suas vidas para resgatar nossa dignidade e soberania de nossos povos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esta é a alegria que sentimos com a notícia que nos vem de Buenos Aires no dia 8 de janeiro de 2022, dada pela Prensa Latina.  Quem a dá é autoridade na verdade e nas ciências sociais. Trata-se do  jornalista e sociólogo Pedro Brieger, que  destacou  que a nova liderança argentina da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (CELAC) poderia dar uma maior revitalização a este mecanismo regional.

 “Falando à Prensa Latina, Brieger disse que a CELAC havia sido obscurecida por alguns anos pela ofensiva política e o controle dos partidos de direita em alguns países, como Argentina e Brasil, mas a grande mudança veio quando o México tomou o bastão, sob a liderança do presidente Andrés López Obrador.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O México, disse ele, assumiu a presidência como um gesto de revitalização deste fórum, e o fato de o país do sul deter agora a presidência marca um eixo México-Argentina muito importante”.

Assim como o povo brasileiro, apesar do massacre que experimentamos sob as botas neoliberais e protofascistas,  a América Latina e Caribe respiram ar mais esperançoso ao avaliar nossa vitória em 2022. Para Pedro Brieger, que é escritor e  “também é especialista em política internacional, a presidência da Argentina poderia dar maior impulso à CELAC, com a esperança de que este ano Luís Inácio Lula da Silva vença as eleições no Brasil e assim consolide um eixo progressivo na região com os três países mais poderosos, algo que nunca tinha antes acontecido”, descreve o jornalismo de Prensa Latina.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No dia 7 de janeiro, “este país sul-americano assumiu por unanimidade a presidência pro tempore da CELAC para 2022 na 12ª reunião dos ministros das Relações Exteriores do bloco, na qual a Argentina ratificou seu desejo de trabalhar pela unidade, integração e fortalecimento do diálogo a fim de continuar construindo uma região em paz”, conclui a notícia.

Portanto, apesar de a luta não ser assegurada e vitoriosa ainda, o CELAC, como grande obra do comandante Fidel Castro, de Hugo Chaves e de milhares de combatentes apaixonados por nossos povos e sua emancipação libertária, nossa responsabilidade no resgate da soberania nacional e da implantação de um projeto de desenvolvimento ousado na varredura das privatizações e das reformas neoliberais golpistas é honrosamente fundamental.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nosso povo brasileiro é chamado à luta nas ruas, à mobilização organizada numa aliança prioritária com a classe trabalhadora e na recuperação de tudo que milicianos, mafiosos e fascistas ajudaram a destruir em nosso país.

Abraços proféticos e revolucionários,

Dom Orvandil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO