CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Zambarda avatar

Pedro Zambarda

Jornalista, colaborador do Diário do Centro do Mundo, editor do Digiclub, página de tecnologia no Brasil 247, e colunista de política do Storia

33 artigos

blog

A campanha digital de Manuela D'Ávila e o uso dinâmico de redes sociais

Pela leitura de sua atuação nas redes, Manu quer ir bem além do "nicho comunista". Justamente por isso, ela apareceu com 3% no Datafolha na frente de Guilherme Boulos, do PSOL, segundo o Datafolha de abril. Internet sozinha não ganha eleição. Mas uma campanha digital bem feita rende frutos, sim

manuela (Foto: Pedro Zambarda)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Para quem acompanha diariamente a cobertura política, é espantoso o uso de redes sociais da pré-candidata do PCdoB, Manuela D'Ávila. São 10, 15 e às vezes 20 tuítes. Toda semana ela grava uma série de vídeos temáticos e recortes de suas palestras. Transcreve discursos e não se importa em ser econômica.

As pautas de Manu vão de comunismo até feminismo, luta identitária, tecnologia, indústria 4.0 e desigualdade social. Responde rapidamente às fake news. O discurso dela é cuidadosamente ensaiado. E não é por menos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O marqueteiro por trás da campanha de Manuela é o gaúcho Marcelo Branco. Ligado aos grupos de software livre e à Campus Party, ele fez a campanha digital de Dilma Rousseff em 2010. Na época, enfrentou uma máquina tucana na internet bolada em torno de José Serra, hoje apagado nas redes.

Uma pesquisa da AJA Media Solutions, sob o comando dos jornalistas Maria Luiza Abbott e Marcelo Stoppa, elaborou um ranking semanal da visibilidade e relevância dos pré-candidatos à Presidência nas redes sociais. O assunto foi abordado pela jornalista Helena Chagas em seu site Os Divergentes e mostrou Manuela D'Ávila em evidência diante de outro colosso político de social media.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre os dias 26 de abril e 6 de maio, Manuela ficou em segundo lugar atrás de Jair Messias Bolsonaro. Comparativamente, a comunista criou mais posts para interação.

Um dos vídeos de Manuela D'Ávila foi mal recebido pela esquerda: o que ela defende mais prisões e uma política pró-polícia. Pegou tão mal que ela tirou do ar. Mas isso evidencia que ela, diferentemente de Ciro Gomes, está chegando em pautas mais de centro de maneira mais sutil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pela leitura de sua atuação nas redes, Manu quer ir bem além do "nicho comunista".

Justamente por isso, ela apareceu com 3% no Datafolha na frente de Guilherme Boulos, do PSOL, segundo o Datafolha de abril.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o Paraná Pesquisas de maio, Manuela aparece também batendo em Michel Temer.

Internet sozinha não ganha eleição. Mas uma campanha digital bem feita rende frutos, sim.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO