CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sebastião Costa avatar

Sebastião Costa

Médico pneumologista

89 artigos

blog

A carta-testamento de Getúlio Vargas

João Goulart pretendeu ajudar os pobres realizando a reforma agrária; Lula retirou 35 milhões de brasileiros da pobreza e Dilma recebeu prêmio da ONU pelo Brasil ter saído do mapa mundial da fome. Os três cometeram 'a besteira'' de seguir os passos de Getúlio. Deu no que deu!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Conseguiu com suas ações em defesa dos trabalhadores e dos segmentos mais humildes, a revolta do empresariado nacional.

Movido por um nacionalismo autêntico quis tornar o Brasil uma grande potência, inserindo nesse contexto a criação da Petrobrás e Eletrobrás, contrariando interesses fora do país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Interesses econômicos contrariados e eis que em pouco tempo a elite brasileira, concentrou em Carlos Lacerda, - há tempo farejando a presidência, todo seu potencial midiático para desestabilizar o governo constituído de Getúlio

Os canais da TV Tupi, do paraibano Assis Chateaubriand estavam sempre abertos para a verborragia agressiva do jornalista. Na Rádio Globo de Roberto Marinho, de imensa audiência, também se ouvia diariamente a retórica carismática e contundente de Carlos Lacerda.
O seu jornal, a Tribuna da Imprensa sempre encontrava pretextos para destruir a imagem do político gaúcho, com imensa popularidade entre os trabalhadores e os segmentos sociais menos favorecidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na sua Carta-Testamento o presidente brasileiro resumiu o seu perfil politico, expondo suas preocupações sociais e sua determinação na defesa dos pobres e oprimidos, e denunciou sobretudo, os motivos de seu gesto fatal, apontando os responsáveis pelo caos instalado no país: "Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim.

Não me acusam, me insultam, não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. . Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação para que eu não continue a defender como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A carta denunciava ainda o conluio do empresariado doméstico/multinacionais para barrar a Petrobrás e Eletrobrás: "Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero".

'As forças subterrâneas' queriam também conter as conquistas salariais dos trabalhadores brasileiros: " Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais atual do que nunca, o documento falava de sua luta pelo povo e o rancor das classes dominantes: ""Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia, não abateram meu ânimo".

Em meados de 1954 a pressão do complexo elite-politico-midiático tornou-se insuportável e o 'pai dos pobres' entre renunciar ou submeter-se à sanha golpista da elite nacional, optou por "sair da vida para entrar na história".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

João Goulart pretendeu ajudar os pobres realizando a reforma agrária; Lula retirou 35 ,milhões de brasileiros da pobreza e Dilma recebeu prêmio da ONU pelo Brasil ter saído do mapa mundial da fome.

Os três cometeram 'a besteira'' de seguir os passos de Getúlio. Deu no que deu!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO