CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Daniel Samam avatar

Daniel Samam

Daniel Samam é Músico, Educador e Editor do Blog de Canhota. Está Coordenador do Núcleo Celso Furtado (PT-RJ), está membro do Instituto Casa Grande (ICG) e está membro do Coletivo Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT).

127 artigos

blog

A coalizão democrática em defesa da Constituição é uma responsabilidade histórica

A centralidade da nossa tática está na defesa intransigente da Constituição de 1988 e, em hipótese alguma, negligenciarmos a questão democrática. Se abandonarmos nossos valores, estaremos perdidos

A coalizão democrática em defesa da Constituição é uma responsabilidade histórica
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A vitória de Bolsonaro não pode ter uma visão reducionista de uma continuidade do processo golpista que destituiu Dilma da presidência da república a partir do impeachment sem crime de responsabilidade. Por exemplo, o centro-conservador - representado pelo MDB e pelo PP - e a centro-direita liberal e republicana, representada pelo PSDB e pelo DEM, foram derrotados nas eleições pela aliança formada a partir de um novo projeto de poder que tem como tripé a extrema-direita, setores do capital financeiro e setores da burocracia estatal (frações do Poder Judiciário, do Ministério Público e Polícia Federal), no qual já me refiro há alguns meses como aliança antinacional.

Portanto, diante do cenário dantesco, as forças políticas democráticas e republicanas, da direita a esquerda, precisam dialogar em torno de uma coalizão cujo objetivo seja o de se reorganizar, resistir e conter quaisquer investidas autoritárias do novo governo. Ao mesmo tempo, empenhar esforços no intuito de repactuar as regras da hoje mitigada e tutelada democracia brasileira. Construir uma coalizão democrática não é mais uma opção, mas uma responsabilidade histórica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, as condições para tal desafio estão na compreensão de que as forças políticas defenderão seus respectivos programas, mas se somarão no compromisso junto à defesa dos direitos individuais e coletivos inscritos na Constituição de 1988, como exemplo, a presunção de inocência e a garantia de ampla defesa contra setores do Poder Judiciário que abusam de suas prerrogativas, instaurando verdadeiros tribunais de exceção, como acontece na operação Lava Jato. É nesse contexto que a liberdade do presidente Lula assume uma centralidade na luta por garantias fundamentais.

Um dos grandes aprendizados que devemos levar desse duro processo é que a economia não funciona sem a política e, para conter qualquer avanço de forças reacionárias é preciso ter estabilidade econômica. Quando se promove a ascensão de setores populares, estes precisam ter garantias de estabilidade, perspectiva de futuro e de que não haja retrocessos, pois estão na posição mais vulnerável da pirâmide. Logo, uma das tarefas de repactuação democrática consiste em fazer o país voltar a ter perspectiva de desenvolvimento econômico e social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temos de nos preparar, pois virá uma nova leva de manifestações populares em resposta à agenda econômica ultraliberal e antipovo do futuro governo. É uma agenda tão dura que só se aplica com ampla maioria no parlamento e com muita repressão nas ruas. Com isso, a tendência é que se abram frestas para o reascenso do movimento de massas e do pensamento progressista novamente no Brasil.

A centralidade da nossa tática está na defesa intransigente da Constituição de 1988 e, em hipótese alguma, negligenciarmos a questão democrática. Nós, democratas temos de defender nossos valores mesmo se durante algum tempo estejamos em minoria ou pressionados pela opinião pública influenciada pela pauta moralista da extrema-direita. Se abandonarmos nossos valores, estaremos perdidos. Será preciso paciência, pois este é um processo que leva tempo. Mas os invernos não duram para sempre. Logo chega a primavera.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO