CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

383 artigos

blog

A condição humana

Aprendi, a duras custas, que a liberdade é um direito coletivo, não é algo interior, subjetivo, como pensavam os estoicos e existencialistas. Só se é livre quando muitos acreditam no valor da liberdade e lutam por ela. Lutar sozinho pela liberdade, é muito bonito, mas ineficaz. Não muda as coisas

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

0 famoso escritor, jornalista e ex-ministro da cultura, da França, André Maulraux escreveu uma obra prima, como correspondente de guerra na indochina, chamada A CONDIÇÃO HUMANA, narrando o genocídio dos comunistas durante o primeira revolução chinesa, patrocinada por Chian Ka Chek.

Durante o massacre dos militantes comunistas, Maulraux chegou a conclusão de que a SOLIDÃO é o que caracteriza as pessoas na hora da morte. Como dizia Aldous Huxley, os cristãos entravam de mãos dadas na arena romana, mas morriam sozinhos. A condição humana dos que lutam contra as injustiças e o arbítrio parece ser mesmo a solidão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na boca de certos ativistas e militantes a defesa da liberdade e dos direitos civis e políticos, às vezes, não passa de mero retórica eleitoreira, na disputa de um cargo ou mandato. Enquanto, as pessoas enfrentam sozinhas seus dilemas, seus embates.

Aprendi, a duras custas, que a liberdade é um direito coletivo, não é algo interior, subjetivo, como pensavam os estoicos e existencialistas. Só se é livre quando muitos acreditam no valor da liberdade e lutam por ela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lutar sozinho pela liberdade, é muito bonito, mas ineficaz. Não muda as coisas. Por mais importante que seja essa ética das convicções, seu resultado prático é muito pequeno.

Morando numa província abafada, como Pernambuco, onde duas ou três oligarquias - aliadas com políticos "soi dissent" de esquerda - disputam os mandatos, não posso alimentar muitas ilusões sobre o futuro político do meu Estado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Àqueles em que confiei estão hoje de braços dados com meus inimigos. Não porque gostem deles. Apenas por mera conveniência política.

Neste momento, em que temos de lutar - quase sozinhos - contra o arbítrio de um reitor universitário e um ex-ministro da educação, a palavra liberdade tem que ser resinificada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO