CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Miguel do Rosário avatar

Miguel do Rosário

Jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje

334 artigos

blog

A decisão do TRF4 e o salto dialético da história

Se todo poder emana do povo, e se Lula é o político que mais representa o povo, então a vontade popular determina que Lula ocupe uma escala hierárquica infinitamente superior a de qualquer juiz

Se todo poder emana do povo, e se Lula é o político que mais representa o povo, então a vontade popular determina que Lula ocupe uma escala hierárquica infinitamente superior a de qualquer juiz (Foto: Miguel do Rosário)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Uma coisa é certa.

No meio da tão propalada “crise de representação política”, que a humanidade inteira vivencia tão dolorosamente, existe um político, num país da América do Sul, que ainda arrasta multidões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um político que, perseguido impiedosamente por todos os grandes meios de comunicação, que formam o mais concentrado oligopólio midiático do mundo, perseguido pelo sistema de justiça mais poderoso (e mais autoritário) do mundo democrático, ainda sim é o político com menor rejeição, dentre todos, e o político com maior aprovação popular.

O aprofundamento da perseguição a Lula tem uma razão histórica: as elites brasileiras, sem disso ter consciência, porque elas também são movidas por forças econômicas irracionais, estão esculpindo o mito milenar da liderança política/religiosa/cultural perseguida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa é a beleza da dialética. Toda a energia descomunal que as elites econômicas do Brasil despejam contra Lula acaba se revertendo em seu favor. Ele as absorve.

O judiciário brasileiro acaba de assinar, além disso, a sua sentença de morte. Depois do dia 24 de janeiro, a relação do Brasil com seu sistema de justiça nunca será a mesma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso não é novidade para nós, da blogosfera, mas certamente será para uma parcela cada vez maior da população, começando pelas pessoas mais pobres e espraiando-se para todas as camadas sociais: a partir de agora, o sistema de justiça passa a ser identificado diretamente com o autoritarismo, a concentração de renda, e o ódio ao povo.

A partir de agora, as forças progressistas do país incorporarão às suas bandeiras de luta uma reforma profunda do judiciário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Juízes, procuradores, delegados, não podem mais ser os carrascos da elite econômica. Se o seu salário é pago pelo povo trabalhador, eles tem de ser defensores do povo, e dos representantes políticos do povo.

Se todo poder emana do povo, e se Lula é o político que mais representa o povo, então a vontade popular determina que Lula ocupe uma escala hierárquica infinitamente superior a de qualquer juiz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sem soberania popular, não haverá estabilidade política no país. Os EUA mantém sua estabilidade porque são o império mais rico do mundo. A China mantém a sua porque mantém desemprego zero, taxas de crescimento estratosféricas e seu governo tem melhorado, efetivamente, a vida de seus cidadãos.

O que este regime de exceção, nascido de um golpe, tem oferecido aos brasileiros?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pauperização do trabalhador.

Insegurança jurídica, econômica, alimentar, social, educacional.

Aumento brutal das violações de direitos humanos.

Aumento da violência dos criminosos, da polícia e da justiça.

Diminuição do Brasil no cenário internacional.

Aumento do custo de vida.

Destruição do serviço público.

Miséria, fome e desemprego.

E ainda por cima quer prender a nossa principal liderança popular?

***

No site de Lula

“Eles não podem prender nossas ideias”, diz Lula

Ex-presidente foi recebido por milhares de pessoas na Praça da República
Publicado em 25/01/2018 TWITTER FACEBOOK

“Não baixem a cabeça, não. Não fiquem com ‘dó do Lula’. A hora não é de desistir. É de continuar a trajetória que nós construímos nesse país. Só tem um jeito de me tirar das ruas desse país… Enquanto esse coração velho bater, pode estar certo de que a luta vai continuar.”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido por uma multidão aglomerada na Praça da República nesta quarta-feira (24), logo após o fim do julgamento que o condenou a 12 e um mês de prisão em um processo sem provas.

“Eles não podem prender o sonho da liberdade, não podem prender as ideias. Eles podem prender o Lula, mas as ideias já estão colocadas na cabeça da sociedade brasileira” afirmou. “Não admitem que um metalúrgico sem diploma passou para a História como o presidente que mais construiu universidades nesse país. São essas conquistas que eles julgaram hoje”, resumiu o ex-presidente.

Lula voltou a desafiar seus acusadores a apresentarem provas de que cometeu um crime, dessa vez na figura dos três desembargadores que votaram pela rejeição do recurso contra a sentença de Sérgio Moro. “Desafio os três juízes que me julgaram a provar algum crime que eu tenha cometido. Esse processo está subordinado à imprensa brasileira”, disse.

Justamente pelo decorrer do processo e de seu caráter midiático, o ex-presidente ressaltou que a confirmação de sua condenação em segunda instância não o deixou abatido. “Todo mundo está vindo me cumprimentar como se eu tivesse triste, me desejando força. Mas eu nunca tive nenhuma ilusão, o pacto entre o judiciário e a imprensa foi de acabar com o PT. Eles não se conformaram com a ascensão dos pobres”, destacou. “Quem está no banco dos réus é o Lula mas quem foi condenado é o povo brasileiro”.

Lula avisou que vai manter sua viagem a Etiópia, onde à convite da União Africana falará sobre o exemplo do Brasil no combate à fome. “Vou a Etiópia e segunda-feira estarei de volta aqui nesse país pra lutar pelo povo trabalhador. Eu tenho que avisar a elite brasileira: esperem, porque nós vamos voltar. Esse país vai provar que o povo pobre nunca foi problema. O povo pobre é a solução.”

Após o ato, milhares de manifestantes seguiram rumo à Avenida Paulista para defender Lula e o direito de sua candidatura à presidência. O PT também emitiu nota em que mantém o nome de Lula como a escolha do partido para disputar as eleições presidenciais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO