CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

382 artigos

blog

A dor dos outros

É triste perceber que quem perdeu toda família e sua casa vai continuar a lutar sozinho, apesar das manobras retóricas e eleitoreiras das autoridades públicas

(Foto: Reprodução/TV Globo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Num belo ensaio sobre  fotografias de guerra, Susan Sontag criticou a cobertura jornalística das vítimas que morriam nas frentes de batalha. O seu argumento é que faltava empatia no olhar dos fotógrafos e cinegrafistas  para com o sofrimento  dos feridos e mortos. 

Estamos acostumados com a exposição  das estatísticas macabras dos atingidos  pelas catástrofes, e isso retira do coração de quem vê o sentimento de identificação  humana com as vítimas. Ninguém empatiza com números e nomes. Cada pessoa que morre, sofre ou chora  pela desgraça que se abateu sobre si, é  uma pessoa, tem uma história de vida, família e sentimentos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Catástrofes como a que resultou na morte de 128 pessoas  no Recife e mais de 9 mil desabrigados, sobrevivendo  da solidariedade pública, necessitam  muito mais  do que  o olhar  da sociedade. Exige uma reflexão sobre a clamorosa desigualdade  social  que existe entre nós. Silenciosa e persistente, ela se  escancara  como uma tragédia humana nesses momentos, como se nunca estivesse  ali diante de nossos olhos. 

É  triste perceber que quem perdeu toda família e sua casa vai continuar a lutar sozinho, apesar das manobras retóricas e eleitoreiras das autoridades públicas e da ajuda emergencial da comunidade. A pergunta que não cala: qual o significado de sobreviver, numa sociedade insensível e desigual (como a nossa), quando se perdeu tudo ou quase tudo. Pergunta que nos diz respeito  diretamente como membros dessa comunidade humana e social.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO