CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Daniel Samam avatar

Daniel Samam

Daniel Samam é Músico, Educador e Editor do Blog de Canhota. Está Coordenador do Núcleo Celso Furtado (PT-RJ), está membro do Instituto Casa Grande (ICG) e está membro do Coletivo Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT).

127 artigos

blog

A escalada fascista via Judiciário

Fica a cada dia mais claro que não haverá saída fora de um projeto amplo de concertação nacional que tenha como primeiro objetivo derrotar a Lava Jato. E tal concertação passa invariavelmente pelo fim da perseguição a Lula

A escalada fascista via Judiciário (Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

No Brasil, vivemos uma escalada fascista que, bem como ocorreu em países europeus no século passado, avança na incapacidade da sociedade brasileira em se dar conta de tal movimento, permite o desmonte da Nação e a destruição do estado democrático de direito.

Pra deixar claro, entendo o fascismo como uma reação do capitalismo aos momentos de crise econômica. No caso brasileiro, os protagonistas deste processo estão no Judiciário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A fascistização no Judiciário dá os primeiros sinais no caso da Ação Penal 470, conhecida como "mensalão". Ali atropelam-se os limites impostos pelos códigos e pelos princípios do Direito que sustentavam o pacto democrático da Constituinte de 1988. O "mensalão" se baseou em provas falsificadas e manipuladas, deixando claras as intenções de setores do Ministério Público Federal (MPF) de se firmarem como poder político.

Bem como o MPF, o Supremo Tribunal Federal (STF) teve papel central na fragilização da democracia brasileira ao abrir mão de sua responsabilidade de defender a Constituição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi aí que o fascismo encontrou a forma de se capilarizar para além do Judiciário, através do mote anticorrupção, em campanha tão odiosa que permitiu a destruição da engenharia e da construção civil brasileira, a eliminação de centenas de milhares de empregos, o aprofundamento da crise - que já vinha numa crescente em função da queda nos preços das commodities e pela política econômica equivocada no governo Dilma - e na implantação do estado de exceção no país. Além da desnacionalização da economia, a Lava Jato tem como objetivo enterrar a democracia, a partir da destruição do sistema político partidário.

Fica a cada dia mais claro que não haverá saída fora de um projeto amplo de concertação nacional que tenha como primeiro objetivo derrotar a Lava Jato. E tal concertação passa invariavelmente pelo fim da perseguição a Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse ponto, já há uma mínima sinalização de que setores mais ao centro começam a compreender que a injustiça imposta a Lula dá sobrevida à conjuntura fascistizante. Só não se sabe se a ponto de tensionar e encorajar o STF a defender a Constituição, revendo a prisão em 2ª instância e retomando a prisão só após o processo transitado em julgado, restabelecendo o princípio da presunção de inocência.

A ver.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO