CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sebastião Costa avatar

Sebastião Costa

Médico pneumologista

89 artigos

blog

A fé de Francisco

A lógica capitalista - egocêntrica, individualista, se contrapõe ao espírito solidário cristão. O cristianismo, enquanto prática de vida, não pode coexistir no mesmo espaço com o capitalismo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em entrevista ao jornal italiano La Stampa, o papa Germoglio, reinvidicando os evangelhos, defendeu a redistribuição da riqueza, criticou as injustiças do sistema capitalista e a necessidade de ajudar os mais pobres. Fez críticas severas à teoria do "trickle-down", exaltada pelos neoliberais, que corresponde ao "gotejamento" que transborda dos mais ricos para os mais pobres, pressupondo que todo crescimento econômico termina beneficiando os marginalizados. "Na prática, os excluídos continuam a esperar!," concluiu o religioso.

Os católicos conservadores e a direita americana em rádios, TVs, jornais esbravejaram: " O papa é marxista".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leonardo Boff falando sobre Niemeyer: "o importante não é crer ou não crer em Deus, mas viver com amor, solidariedade e compaixão pelos que mais sofrem. Seu comunismo está muito próximo daqueles dos primeiros cristãos, referido nos Atos dos Apóstolos nos capítulos 2 e 4".

A igreja católica deveria ter sido alicerçada nessa base cristã. Perdeu-se pelos caminhos tortuosos do capitalismo, absolutamente antagônico aos ensinamentos de Cristo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A lógica capitalista - egocêntrica, individualista, se contrapõe ao espírito solidário cristão. O cristianismo, enquanto prática de vida, não pode coexistir no mesmo espaço com o capitalismo.

Por outro lado, o catolicismo ao longo dos anos se harmonizou perfeitamente com o sistema capitalista (a igreja é proprietária do Banco do Vaticano).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Teologia da Libertação, configurada nas ideias do teólogo peruano Gustavo Gutierrez, surgiu dos ensinamentos do Concílio Vaticano II (1962-1965) e pretendeu romper aquela realidade, reinserindo o cristianismo nas entranhas do catolicismo.

O abraço do catolicismo aos fracos e oprimidos, pode ser entendido na dialética da força evangelizadora da Teologia da Libertação, se contrapondo ao poder conservador de Roma e fazendo brotar o sangue cristão, transfundido às veias capitalistas da velha Igreja Católica Apostólica Romana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na América Latina, a Teologia dos pobres e marginalizados encontrou terreno fértil para crescer e multiplicar-se.

No meio do caminho surgiu uma pedra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O pontificado Wojtyla/Ratzinger, deu início ao desmonte da opção pelos oprimidos.

No Brasil, fragmentou em quatro a diocese de D. Evaristo Arns; o reacionarismo de D. José Cardoso Sobrinho preencheu o amor aos pobres de D. Hélder; o cristianismo humilde de D. José Maria Pires foi substituido pela insensibilidade cristã de D. Aldo Pagotto. De Frei Leonardo Boff arrancou-se a batina. Extraiu-se o último suspiro cristão do catolicismo. A CNBB, antes progressista,vibrante, cristã, se perdeu pelos caminhos conservadores das diretrizes de Roma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando os cristãos conscientes começaram a acreditar que o vaticano iria crucificar Jesus Cristo pela segunda vez, eis que surge em Roma uma figura simples, humilde, soberana, feito o próprio Jesus. Atende pelo nome de Francisco, que vem a ser o santo mais cristão que já pisou nos tapetes do céu.

Uma de suas primeiras providências como Papa, foi receber o dominicano Gustavo Gutierrez. Conversaram longamente sobre Teologia da libertação.

Na crítica americana, enxerga-se uma convicção religiosa desprovida de sensibilidade cristã, contestando a pureza da fé em Cristo, inserida na religiosidade de Francisco.

A simpatia, o carisma e a profunda sensibilidade cristã do papa Germoglio injetou uma nova esperança no coração dos cristãos espalhados pelos mundo, especialmente os pobres, oprimidos e excluídos que habitam os grotões da nossa América Latina.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO