CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Henrique Matthiesen avatar

Henrique Matthiesen

Bacharel em Direito

102 artigos

blog

A legalidade como princípio

O trabalhismo como corrente de pensamento tem seus dogmas que são o arcabouço principiológico irrenunciáveis de sua ação política

O trabalhismo como corrente de pensamento tem seus dogmas que são o arcabouço principiológico irrenunciáveis de sua ação política (Foto: Henrique Matthiesen)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A existência humana, assim como as instituições são regidas por princípios que são a raiz que gera as condutas estabelecendo um começo, um início, uma base e um ponto de partida.

Sem princípios, vivenciaremos o atropelo, a bagunça, o anarquismo e o arbítrio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O trabalhismo como corrente de pensamento tem seus dogmas que são o arcabouço principiológico irrenunciáveis de sua ação política.

Um destes dogmas que todo trabalhista deve observar é o da legalidade, essa garantia lícita que se baseia dos alicerces pré-estabelecidos, vem do legal, daquilo que a lei determina, seja lei federal, estadual, municipal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na contramão da legalidade, resta o ilícito, o conluio, o ajuste, a conspiração, o que está à margem da regra, ou seja, o golpe, a iniqüidade.

A história pretérita do trabalhismo está circuncidada na legalidade, seja na defesa do povo brasileiro, seja nas suas ações.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leonel Brizola, ícone da pátria, um dos gigantes do trabalhismo foi até as últimas conseqüências por esse princípio. A Campanha da Legalidade mostra a exata dimensão do que representa a defesa de um dogma, de uma bandeira, como no caso da legalidade.

Ao armar o povo do Rio Grande do Sul, contra a quebra da ordem constitucional, para impedir a posse de João Goulart, Brizola defendeu a legalidade como nenhum outro líder político, impediu um golpe de Estado engendrado pelos que queriam se estabelecer às margens das regras democráticas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A observância e o zelo deste princípio é uma ação ética dos que compartilham do pensamento trabalhista, a inobservância inoportuna ou oportunista revela uma deformação ideológica e ética dos que cogitam ou tentam contra a legalidade.

Como no tempo pretérito, assim como no presente a legalidade é imutável, não aceita flexibilidade e arranjos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Brasil de hoje vive novamente essa crise, com um governo ilegítimo baseado no conchavo de acomodação do poder, onde a vítima mais uma vez é o povo. Condutas ilegais, à margem do estabelecido pela Constituição, agridem a vontade soberana do povo.

É necessária sempre a reafirmação deste princípio, a legalidade tem suas raízes e não titubeia e nem flexibiliza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A ação militante de parte do poder judiciário partidarizado representa um ataque ao principio da legalidade, ao Estado Democrático de Direito.

O espetáculo circense de agentes públicos, que deveriam primar pela retidão, equilíbrio, e probidade retroagem o Brasil há tempos primitivos.

O que se espera do julgamento do ex-presidente Lula, e apenas uma justiça baseado nos altos do processo, que seja imparcial, e que se atenham as provas produzidas.

Porquanto se não houver provas, não há como condenar.

Esse é um principio legal.

Assim diria Leonel Brizola

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO