CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luis Felipe Miguel avatar

Luis Felipe Miguel

Professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB). Os textos reproduzidos nesta coluna são postados originalmente no Facebook do autor

87 artigos

blog

A lição da prisão de Boulos é: a resistência incomoda

"A prisão de Guilherme Boulos teve dois objetivos claros (e ligados entre si). O primeiro é a intimidação contra quem se coloca na resistência ao golpe. O segundo é a criminalização dos movimentos sociais. Nada de novo: é o que vem acontecendo há tempos, nesse Brasil em que as forças de segurança funcionam cada vez mais como polícia política", diz o colunista do 247 Luís Felipe Miguel; para ele, a desobediência simbolizada por Boulos incomoda; "Ela ainda é pequena, fraca. Mas os donos do poder sabem que ela tem potencial de crescer - por isso tentam impedi-la a todo custo, e por isso não podemos esmorecer"

"A prisão de Guilherme Boulos teve dois objetivos claros (e ligados entre si). O primeiro é a intimidação contra quem se coloca na resistência ao golpe. O segundo é a criminalização dos movimentos sociais. Nada de novo: é o que vem acontecendo há tempos, nesse Brasil em que as forças de segurança funcionam cada vez mais como polícia política", diz o colunista do 247 Luís Felipe Miguel; para ele, a desobediência simbolizada por Boulos incomoda; "Ela ainda é pequena, fraca. Mas os donos do poder sabem que ela tem potencial de crescer - por isso tentam impedi-la a todo custo, e por isso não podemos esmorecer" (Foto: Luis Felipe Miguel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A prisão de Guilherme Boulos teve dois objetivos claros (e ligados entre si). O primeiro é a intimidação contra quem se coloca na resistência ao golpe. O segundo é a criminalização dos movimentos sociais. Nada de novo: é o que vem acontecendo há tempos, nesse Brasil em que as forças de segurança funcionam cada vez mais como polícia política.

Ontem também, aliás, a Procuradoria da República entrou com ação contra o reitor da UFRJ e a presidente de um CA, por terem realizado "atos políticos" no campus da universidade (http://m.agenciabrasil.ebc.com.br/…/mpf-pede-punicao-de-rei…). É isso: intimidação, criminalização. É o repertório dos regimes autoritários.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que há de novo, no caso de Boulos, é a verbalização de uma doutrina "jurídica" pela polícia paulista. A teoria do domínio do fato, que por aqui já é o artifício universal para prender quem quer que seja, sem provas ou evidências, virou, nas mãos dos beleguins jurisconsultos, a ideia de que o líder do MTST é culpado por não ter impedido a "violência" (claro que, nesse discurso, "violência" é um termo que não compreende o despejo das famílias, a negação a elas de condições mínimas para uma vida digna ou a própria truculência policial). Por essa visão, não apenas não podemos resistir. Temos também que trabalhar ativamente para impedir a resistência.

A lição que temos que tirar é justamente a contrária: nossa resistência incomoda. Nossa desobediência incomoda. Ela ainda é pequena, fraca. Mas os donos do poder sabem que ela tem potencial de crescer - por isso tentam impedi-la a todo custo, e por isso não podemos esmorecer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

PS. Cabe notar que a reportagem da Folha não aparece na editoria de política, sim de cidades. É isso. Na visão do jornalismo, a luta por direitos fundamentais e a arbitrariedade do Estado não são política. "Política" é a farsa no Congresso para saber qual de três bandidos vai presidir a Câmara dos Deputados a partir de fevereiro.

* Publicado originalmente no Facebook do colunista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO