CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marco Mondaini avatar

Marco Mondaini

Historiador e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Coordena e apresenta o programa Trilhas da Democracia, exibido aos domingos na TV 247.

106 artigos

blog

A lição que vem de Pernambuco na luta contra a insanidade bolsonarista

Outra vez mais na história recente do país, vem da região Nordeste um exemplo de resistência contra aquilo que vem sendo imposto à Nação desde o golpe que destituiu a presidente Dilma até o desgoverno de JM Bolsonaro

(Foto: Bahia Notícias)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pernambuco deu uma grande lição ao resto do país de como frear a insanidade alimentada por JM Bolsonaro e retroalimentada por seus não menos insanos seguidores. Uma lição devidamente assentada no plano da legalidade constitucional.

Na sexta-feira, 27 de março, duas Promotoras de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (Helena Capela e Maria Ivana Botelho Vieira da Silva – ambas da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital) recomendaram ao Secretário de Defesa Social de Pernambuco que fossem adotadas "todas as providências necessárias para evitar que a Carreata Geral de Recife, marcada para 30.03.20, às 10h”, convocada pelos mentecaptos bolsonaristas, fosse realizada, “evitando-se, com isso, a propagação de maiores níveis de infecção nesta cidade”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Recomendou-se, outrossim, a identificação de “cada responsável pelo evento, a fim de que a Polícia Judiciária e o Ministério Público” pudesse “encetar o manejo de ação penal pública”, bem como a apreensão de “todos os veículos utilizados na carreata, colocando-os à disposição do serviço público para combate à COVID-19, inclusive com a possibilidade de perdimento a favor do Estado de Pernambuco e Município do Recife”. 

Por fim, foi feita a recomendação de que fossem apurados “os danos causados ao patrimônio público e à sociedade, a fim de que os envolvidos” respondessem “coletivamente com os próprios bens em ação civil pública, inclusive pelo evidente descumprimento do dever de solidariedade”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pois bem, por volta das 9h da manhã, quando passei pelo Marco Zero (local de concentração para a “carreata da insanidade”) a caminho do trabalho na TV Universitária, no bairro de Santo Amaro, constatei a presença de inúmeros veículos, não dos irresponsáveis bolsonaristas, mas sim da Polícia Militar, do DETRAN e da CTTU: A RECOMENDAÇÃO HAVIA SIDO ACATADA PELO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO!

A sintonia de propósitos existente entre o Ministério Público e o Governo de Pernambuco impediu que se repetisse no Recife aquilo que foi visto em outras cidades do país, com destaque para o que aconteceu na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com isso, outra vez mais na história recente do país, vem da região Nordeste um exemplo de resistência contra aquilo que vem sendo imposto à Nação desde o golpe que destituiu a presidente Dilma até o desgoverno de JM Bolsonaro. 

Bairrismo à parte (até mesmo porque quem escreve o presente texto é um inveterado carioca, mas, um carioca que aprendeu a amar Recife e Olinda desde que por aqui se instalou há 15 anos), o que se demonstra a cada dia que mais se entrelaçam “emergência política” – devido à incapacidade de governar de JM Bolsonaro –, e “emergência sanitária” – em função da rapidíssima expansão da pandemia da Covid-19 –, é que a região Nordeste apresenta-se hoje como uma incubadora de experiências inovadoras no campo da construção de alternativas democráticas em relação à pulsão de destruição que sopra do Palácio do Planalto.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO