CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Gleisi Hoffmann avatar

Gleisi Hoffmann

Deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores

161 artigos

blog

A quem interessa o golpe?

Pergunta é da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que responde, em artigo publicado nesta segunda-feira 7: "Interessa a quem quer assumir o poder, de maneira mais rápida, sem ter que esperar até 2018, e mais fácil, sem precisar se submeter ao escrutínio das urnas"; Gleisi, que deverá assumir a liderança do PT no Senado até o final deste mês, aponta o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), como integrante do movimento golpista que visa derrubar a presidente Dilma Rousseff; para a senadora, primeira autoridade próxima de Dilma a admitir o envolvimento de Temer no movimento pelo impeachment, o peemedebista "está perdendo a razão para a possibilidade de assumir o governo"

Pergunta é da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que responde, em artigo publicado nesta segunda-feira 7: "Interessa a quem quer assumir o poder, de maneira mais rápida, sem ter que esperar até 2018, e mais fácil, sem precisar se submeter ao escrutínio das urnas"; Gleisi, que deverá assumir a liderança do PT no Senado até o final deste mês, aponta o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), como integrante do movimento golpista que visa derrubar a presidente Dilma Rousseff; para a senadora, primeira autoridade próxima de Dilma a admitir o envolvimento de Temer no movimento pelo impeachment, o peemedebista "está perdendo a razão para a possibilidade de assumir o governo" (Foto: Gleisi Hoffmann)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Interessa a quem quer assumir o poder, de maneira mais rápida, sem ter que esperar até 2018, e mais fácil, sem precisar se submeter ao escrutínio das urnas.

São duas forças nessa situação, que contam com apoio de outros setores com interesses secundários: a oposição, capitaneada pelo PSDB, particularmente Aécio Neves, que não se conforma com a derrota; e parte importante do PMDB, que nunca ganhou uma eleição presidencial pela disputa no voto, capitaneado por Eduardo Cunha e, ao que parece, apoiado pelo vice-presidente Michel Temer, um constitucionalista, defensor da institucionalidade, da legalidade, que está perdendo a razão para a possibilidade de assumir o governo. A expectativa é que sua posição seja externada firmemente nesta semana em defesa da Constituição, como tem sido sua praxe histórica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Rapidamente vão tentar me corrigir e dizer que interessa ao povo, que desaprova o governo da presidenta Dilma e que gostaria de vê-la fora da presidência.

O fato é que este argumento não é suficiente para um impeachment. Não há previsão constitucional para ele. A única previsão legal para a saída de um mandatário desaprovado pela população é a próxima eleição. É da democracia!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Impeachment não é um julgamento meramente político, porque se assim fosse, outros governantes também deveriam ser afastados, a começar pelo governador tucano do Paraná, Beto Richa, que além de alta desaprovação popular, tem denúncia de corrupção em seu governo, que teve mais de 80 servidores presos, inclusive seu primo. Além do mais, ele efetivamente atentou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, alterando a meta fiscal do Orçamento de 2014 depois de encerrado o ano, em abril de 2015. Isso sim foi uma pedalada, isso sim é crime. O que fará o PSDB?!

No caso de Dilma, não adianta falar em crime, seja de responsabilidade fiscal ou outro, porque não há, o que já foi evidenciado por amplo debate feito durante o final de semana por juristas renomados, como Celso Bandeira de Mello e Dalmo de Abreu Dallari, apenas para citar dois.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre os setores apoiadores do golpe, destaca-se o mercado financeiro, que logo se precipitou em avaliações entusiásticas com a possibilidade de Dilma sair e entrar o PMDB com sua "ponte para o futuro". O mercado vive de expectativa e especulação, e ultimamente tem apostado na negativa. Tirar direitos trabalhistas, desvincular o salário mínimo da inflação, deixar avançar o desemprego, são pontos que lhe interessam. Aliás, o mercado sofre, não porque as pessoas morrem, mas porque as empresas perdem valor, que o diga o caso de Mariana.

No meio a tudo isso, é interessante ver o PSDB pronto para apoiar o PMDB, depois de tantas críticas e denúncias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para terminar, ainda há que se ressaltar os que não apoiam o golpe e vão lutar contra ele. São forças progressistas da sociedade brasileira, não só representadas por partidos políticos, mas também por entidades de grande relevância nacional, como OAB, CNBB, CONIC, UNE, UBES, Centrais Sindicais, etc... que não deixarão um golpe como este manchar a jovem democracia brasileira.

Enganam-se os golpistas, se acham que será fácil perpetrar essa infâmia!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Artigo publicado originalmente no blog do Esmael Morais

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO