CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

382 artigos

blog

A razão a servico do dogma (Leszek Kołakowski)

O filósofo húngaro Georg Lukács é reconhecido - merecidamente- como o maior pensador marxista

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O filósofo húngaro Georg Lukács é  reconhecido - merecidamente- como o maior pensador marxista.

O pensamento lukacsiano se divide entre as obras da juventude  e as obras  da maturidade. Entre  as primeiras, destacam-se "A alma e as formas", "A teoria do romance" (livro muito celebrado pela crítica  literária) e  "História e Consciência  de Classe", tida como a bíblia do marxismo ocidental. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A chave hermenêutica desta famosa obra juvenil é  o conceito de "reificação" como conceito principal para entender a permanência do capitalismo tardio. Conceito onde se pode enxergar as influências de Max Weber e seu conceito de "desencantamento" produzido pela modernidade  burguesa. 

O filósofo húngaro ficou famoso por este livro, mas teve que  enfrentar  muitas críticas  pela herança  hegeliana  que carregava: a identificação entre sujeito e objeto (confusão entre objetificação e reicificação). E foi obrigado a renegar o livro. Ele só voltou a ser publicada com uma longa autocrítica aos "pecados " idealistas da juventude.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A segunda fase é  vista como a fase da maturidade intelectual  de Lukács. É  a fase da Estética ( que tem no realismo crítico a sua definição da correta posição do artista. O que lhe custou a crítica de conservador em relação à arte de vanguarda e da Ontologia do Ser Social.  É  a primeira sistematização  filosófica dos princípios teóricos  do marxismo, tendo como base o trabalho como fundamento ontológico da história e da sociedade. 

Há  que distinguir entre a pequena ontologia e a grande ontologia. Essa última carrega algumas  imperfeições,  imprecisões e repetições,  em razão da idade avançada do autor. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em decorrência dessas obras  monumentais, Georg Lukács é  considerado o maior teórico  do marxismo. Mas isso lhe valeu críticas  como pensador  oficial  do marxismo soviético , obediente  ao dogmatismo  estalinista, apesar  de sua  carta sobre o stalinismo  e sua  crítica do "taticismo" staliniano.

No Brasil, existe uma escola lukaciana que tinha no filósofo  judeu José  Chasin o seu papa. Com a morte do chefe, sobressaíram-se Sergio Lessa,  Ricardo Antunes, Zé Paulo  Netto e outros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Hoje há  uma disputa para ver quem  melhor  interpretou  o pensamento do mestre húngaro. É  a tradição  escolástica  do marxismo brasileiro": interpretar, reinterpretar e assim por diante.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO