CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jose Carlos de Assis avatar

Jose Carlos de Assis

Economista, doutor em Engenharia de Produção pela Coppe-UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB

355 artigos

blog

A reforma da Previdência e a chantagem do ministro

O ministro da Educação, Abraham Waintrau, disse que o corte anunciado de 30% nas verbas das universidades pode ser revertido se a reforma da Previdência for aprovada. É a mais deslavada chantagem. Jamais poderia ser feita, qualquer que fosse a justificativa, por um educador

A reforma da Previdência e a chantagem do ministro (Foto: Rafael Carvalho - Casa Civil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não dá para comentar o depoimento do ministro da Educação, Abraham Waintrau, na terça, no Congresso Nacional. Foi o mais expressivo pacote de disparates que uma autoridade pública educacional poderia proferir. Inclusive sua ênfase no ensino primário, que é da competência municipal. Um aspecto, porém, deve ser ressaltado, e define exatamente o caráter do ministro. Ele disse que o corte anunciado de 30% nas verbas das universidades pode ser revertido se a reforma da Previdência for aprovada. É a mais deslavada chantagem. Jamais poderia ser feita, qualquer que fosse a justificativa, por um educador.

Tecnicamente, estamos diante de uma fraude intelectual. Se a suspensão do corte está condicionada a retomada da economia, e se a retomada da economia depende da aprovação da reforma, seria necessário que a aprovação da reforma, no fim do primeiro semestre, produzisse efeitos tão imediatos que já no segundo estaríamos crescendo. Ora, isso é duplamente impossível. Primeiro, porque já foi demonstrado nessa Vigília que não há a menor possibilidade de a reforma, nos termos de Guedes, gerar crescimento econômico. Segundo, caso isso fosse possível, não haveria tempo para o crescimento ocorrer no segundo semestre.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que está por trás dessa história é outra coisa. Guedes decidiu contingenciar todo o orçamento, como tem sido a prática neoliberal dos últimos tempos, responsável pelo desastre da economia. Deve ter chamado o ministro da Educação e disse: Olha, o contingenciamento é inevitável. Como isso terá grande repercussão na sua área, pois afeta estudantes, professores e famílias ligadas às universidades, aproveite a situação e diga a eles que o corte será retirado se a reforma da Previdência passar. Com isso, trabalhamos juntos para fazer passar a reforma. E o que vier depois a gente verá.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO