CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Henrique Dias avatar

Luiz Henrique Dias

Professor, gestor público e mestrando em História da UNILA

40 artigos

blog

A saída para a economia de São Paulo é garantir renda para os jovens

Uma política de distribuição direta de renda, municipalizada, colocando dinheiro nas mãos dos jovens, pode ser o primeiro passo para iniciar uma mudança estrutural em nossa economia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tenho defendido a necessidade de entregarmos dinheiro nas mãos de pessoas entre 17 e 24 anos, com o mínimo de contrapartida ou sem burocracia alguma, de forma universalizada.

É nessa faixa etária que estão problemas sociais crônicos de nossa cidade, como a alta mortalidade por violência, elevado índice de encarceramento, desemprego muito acima da média e a gravíssima evasão escolar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Posso somar a esses números algumas insinuações teóricas feitas a partir de minha convivência - diária - com essa população: demanda reprimida de consumo e desejo por autonomia financeira.

Há quase um ano, dei um passo para essa proposta no artigo Economia: a saída é garantir renda aos jovens, e sinto o tema estar mais urgente de debate, primeiro pelos resultados concretos das políticas de renda e, segundo, pelo agravamento da crise pode condenar toda uma geração, ou mais de uma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É público e notório que dinheiro na mão das pessoas ativa a economia.

Isso vai além dos pensamentos econômicos e ideológicos, é resultado prático da vida real.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A questão é como se fazer, para qual finalidade e por quanto tempo.

Uma política de distribuição direta de renda, com o governo (inclusive o Municipal, pois tratamos aqui da cidade mais rica da América Latina) agindo ativamente sobre os cerca de 1,7 milhões de jovens nessa faixa etária na cidade de São Paulo, pode ser o primeiro passo para iniciar uma mudança estrutural em nossa economia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Será dinheiro na rua, pra comprar celular, roupa, comida, livros ou qualquer outro bem ou serviço, gerando emprego e mais renda. É uma fórmula simples.

Por isso, entregar todos os meses um salário mínimo - ou meio salário mínimo, mas não menos que isso - nas mãos dessas pessoas pode gerar importantes resultados práticos como garantir permanência na escola e na universidade, reduzir a capacidade de aliciamento do crime e evitar que jovens deixem os estudos para servirem de mão de obra barata.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, dados recentes mostram: 40% dessa população entre 17 e 24 anos já está endividada e que 65% trabalha para ajudar no sustento da família. Aliviar essa pressão econômica, psicológica e social sobre uma relevante parcela da cidade é garantir uma vida econômica mais saudável e capaz fazer a cidade crescer e se desenvolver de forma mais justa e sustentável no futuro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO