CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lula Miranda avatar

Lula Miranda

Poeta, cronista e economista. Além de colunista do 247, publica artigos em veículos da chamada imprensa alternativa, tais como Carta Maior, Caros Amigos, Observatório da Imprensa e Fazendo Média

169 artigos

blog

A ‘sopa’ do PT esfriou?

Por que as pesquisas indicam que a maioria dos eleitores quer mudanças? Quais mudanças querem esses eleitores? Querem os tucanos e o seu neoliberalismo rastaquera de volta ao poder?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Teria a 'sopa' do PT esfriado? Ou amornado? É o que alguns já podem estar se perguntando. Sim, 'sopa', você leu a metáfora correta, pois, todos sabemos, o Partido dos Trabalhadores utilizou-se até então da política de tomar o caldo pelas beiradas, em vez de entorná-lo de uma vez. O partido pretendia assim, ao poucos, "pelas beiradas", como se diz, fazer as mudanças que o país tanto necessita. Sem maiores choques ou rupturas.

Tomar a sopa pelas beiradas sob o comando de Lula, o grande líder carismático, que caíra como "sopa no mel" ao gosto do nosso sebastianismo/messianismo. Lula funcionaria ainda, aos olhos das elites, bem como, por motivos e intenções diversas, na visão dos pensadores da extrema-esquerda, como uma espécie de providencial "pelego" amenizando o inevitável atrito e desgaste entre o capital e o trabalho, e daria lenta e progressiva vazão às inúmeras demandas sociais há muito represadas. Sem Lula e o seu providencial "pacto social", o atrito constante certamente esgarçaria o tecido social até a sua ruptura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que teria dado errado então? Se é que algo deu de fato errado – pois é isso que as manifestações de junho, o suposto mau humor das multidões e as recentes pesquisas parecem sinalizar.

O que teria dado certo? Sim, porque algo deu certo. O país melhorou em muitos aspectos – como é consenso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas por que então tantas manifestações, greves e protestos?! Os movimentos sociais teriam apunhalado o petismo pelas costas? Ou estariam, cansados de esperar a tal sopa, reivindicando o que lhes é direito? É tudo culpa do governo federal e do PT?! Até que ponto iria também a negligenciada responsabilidade dos governos estaduais e municipais?

Por que as pesquisas indicam que a maioria dos eleitores quer mudanças? Quais mudanças querem esses eleitores? Querem os tucanos e o seu neoliberalismo rastaquera de volta ao poder? São muitas as questões que ora nos são colocadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que teria dado errado – repito, se é que algo deu errado de fato – no projeto petista [o tal da 'sopa' pelas beiradas]? A sopa esfriou antes de saciar àquele que a sorvia? Ou quem a servia perdeu a firmeza necessária com que segurava o prato? Por que boa parte da população, mesmo a atendida por diversas ações e políticas do atual governo, sinaliza estar insatisfeita e arredia à política e aos partidos? Seria porque são ilimitadas as necessidades dos homens e limitados os recursos para atender a essas necessidades? – como aprendemos nas primeiras aulas de economia.

E o que se colocará no cardápio no lugar da 'sopa' petista? Esta última questão deveria a todos preocupar – não só às esquerdas, como também e principalmente, às elites e à classe média conservadoras. Mas estas parecem estar ocupadas apenas com o curto prazo. E o curto prazo, para as classes conservadoras e sua mídia servil, é entornar o caldo e apear o PT do poder. A única sopa que parece interessar às elites conservadoras é a sopa dos desvalidos embaixo dos viadutos em noites frias. Porém, ao que tudo indica, muitas noites frias se insinuam no horizonte pardacento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sim, porque há riscos, talvez não devidamente calculados.

Se Lula foi o grande avalista, e fiel da tal balança desse precário pacto social, o que restaria se a balança perdesse o seu fiel avalista e, consequentemente, seu equilíbrio?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nas jornadas de junho, tivemos exemplos de manifestações e protestos sem lideranças e sem reivindicações ou pautas claramente definidas. Como então as elites irão mediar, filtrar e transformar em ações públicas as inúmeras demandas sociais há muito represadas numa sociedade sabidamente ainda muito injusta e desigual?

Será que as elites conservadoras no Brasil podem de fato prescindir do petismo, do sindicalismo e de seus elos com os movimentos sociais, com os demais órgãos de pressão e com a sociedade em geral?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Será que ao "detonar" o petismo as elites conservadoras não estariam rasgando o pelego que ainda lhe propicia certo conforto?

Será que a sopa a ser entornada ainda não estará demasiado quente?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO