CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chico Junior avatar

Chico Junior

Jornalista, escritor e comunicador

115 artigos

blog

A tendência da comida natural e saudável, segundo The Economist

A frase “consumir local, mas real” deveria chamar a atenção, principalmente, das prefeituras, que poderiam investir pesadamente na agricultura urbana

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Semana passada (quarta, 25/2), a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) anunciou os resultados do setor em 2020, em que registrou crescimento de 12,8% em faturamento em relação a 2019, atingindo R$ 789,2 bilhões, somadas exportações e vendas para o mercado interno. Esse resultado representa 10,5% do PIB nacional. 

No volume de produção o setor cresceu 1,8% em relação a 2019, resultado que se deveu, principalmente, ao aumento das vendas para o varejo, de 16,2% em 2020, e das vendas para o mercado externo, de 11,4%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando se fala em vendas para o varejo, estamos falando, obrigatoriamente, de “alimentos” ultraprocessados, que, como se sabe, é a parte mais lucrativa do negócio.

The Economist

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Três meses antes, em novembro, a prestigiosa publicação inglesa “The Economist” apresentou, como faz todos os anos - e depois de consultar mais de 50 especialistas de diversas áreas - os seus 20 prognósticos para o ano seguinte, no caso 2021, que, segundo o editor Tom Standage, promete ser particularmente imprevisível, dadas as interações entre a pandemia, uma indefinida recuperação econômica e uma turbulência geopolítica. A propósito, Standage é autor de dois livros clássicos da literatura gastronômica: “A história do mundo em 6 copos” e “Uma história comestível da humanidade”.

Um dos prognósticos, o de número 19, diz respeito ao que eu e várias outras pessoas vêm dizendo há anos, sobre a opção por alimentos naturais e saudáveis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Tudo vai para o natural e saudável”, diz a revista. “Alimentos, experiências e forma de interação. 100% natural, produzir a própria comida, meditar e se exercitar, passam a fazer parte do dia a dia. A permacultura e os sistemas de produção pessoal eficientes estão crescendo exponencialmente. Todo mundo quer ser capaz de satisfazer suas necessidades pessoais de alimentação saudável. Consumir local, mas real. Ser mais saudável é o “novo luxo”. Produtos suntuosos perdem valor e justificativa. [...]

(Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A frase “produzir a própria comida”, significa, simplesmente, cozinhar o que comemos, na medida do possível.

Diante desse quadro, que, espero, seja factível, a indústria alimentícia talvez tenha que, no futuro presente, se reinventar, optando por apresentar produtos mais saudáveis, mais nutritivos, menos calóricos, em vez de centrar sua produção nos ultraprocessados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Produção local, consumo local

Já a frase “consumir local, mas real” deveria chamar a atenção, principalmente, das prefeituras, que poderiam investir pesadamente na agricultura urbana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo a FAO (órgão da ONU para a alimentação e agricultura), “o sistema alimentar de qualquer cidade é híbrido – combina diferentes formas de aprovisionamento e consumo de alimentos. Algumas cidades dependem, principalmente, de fazendas e processadores de alimentos situados na zona urbana, periurbana e na zona rural próxima de cidade [...] O sistema agroalimentar conecta as comunidades rurais e urbanas dentro de um mesmo país”.

Tenho dito que o melhor de tudo, em vez da ênfase nas monoculturas e na produção de commoditiespara exportação, seria concentrar a produção no pequeno produtor, na agricultura familiar, que são, como se sabe, os principais fornecedores de alimentos in natura para a população, no mundo todo.

É bom saber que a agricultura urbana é uma alternativa simples de ser implantada e economicamente viável.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO