CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

817 artigos

blog

A única maneira de virar o jogo é ganhar a eleição

"O único caminho hoje disponível para a esquerda reverter a situação é a candidatura do Lula ou de quem ele indicar, caso inviabilizem seu registro eleitoral. Até lá, todas as forças democráticas tem que se unir nesse apoio, no registro da candidatura do Lula em 15 de agosto, com imensa manifestação popular e democrática. E acompanhar a indicação do Lula, para triunfar com o apoio que ele goza na população", diz o colunista Emir Sader, sobre o afunilamento do cenário eleitoral e político do país

A única maneira de virar o jogo é ganhar a eleição (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Vai se se afunilando o desenlace da mais prolongada e profunda crise da história brasileira, conforme o calendário entra na contagem regressiva para as eleições, com primeiro turno em 7 de outubro. Alguns se dedicam a gastar palavras com teses exóticas, desde aquela de que não haverá eleições, até aquela que a esquerda ficaria de fora do segundo turno, passando por exortações verbais a um levante popular, como jogo de palavras sem nenhuma consequência prática.

A única via possível hoje para que o governo golpista seja derrotado e a esquerda retome a iniciativa é uma vitória nas eleições de outubro. ‘Ilusões eleitorais’, dirão alguns. Era o que diziam em 2002, que a esquerda não ganharia. Se ganhasse o PT trairia e o Lula fracassaria. A história correu por outra via: nem o PT traiu, nem o Lula fracassou. Mas essas vozes que não tiraram consequências das suas previsões erradas, passam agora a exigir autocrítica do PT, por erros cometidos no marco do sucesso do seu governo, enquanto eles nem piscam para se autocriticar (assumir hoje o que foi a grotesca campanha da Heloisa Helena em 2006, por exemplo). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A via da esquerda é a via democrática, estreitada pelo golpe e pelo regime de exceção que foi imposto. Desaproveitar a possibilidade de uma vitória eleitoral, apoiada no sucesso do governo do PT, expresso na popularidade do Lula, seria um suicídio. Pode ser que a direita consiga tramar algo contra essa possibilidade, mas ela não está unificada, nem é onipotente. A forca do Lula é um obstáculo para novas operações antidemocráticas. 

O único caminho hoje disponível para a esquerda reverter a situação é a candidatura do Lula ou de quem ele indicar, caso inviabilizem seu registro eleitoral. Até lá, todas as forças democráticas tem que se unir nesse apoio, no registro da candidatura do Lula em 15 de agosto, com imensa manifestação popular e democrática. E acompanhar a indicação do Lula, para triunfar com o apoio que ele goza na população. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todo o resto, a esta altura do processo politico, é especulação que não tem consequência concreta nenhuma. Abandonar essa via seria aderir a alguma solução insurrecional, que representaria, hoje, uma via suicida, com o massacre da direita e a consolidação da direita no governo. Outras candidaturas da esquerda não conseguem obter apoio popular para se transformarem em possibilidades de vitória. Ou enveredam por caminhos que se distanciam da esquerda, na busca de alianças sem critério com forcas de direita. 

Esse é o caminho possível de reversão do golpe hoje. Acumular forças nessa direção significa um trabalho cotidiano de convencimento de setores cada vez mais amplos da população de que sua vida tinha melhorado porque um governo tinha colocado em prática políticas que atendiam a seus interesses, mencionando quais eram e como tinham melhorado o emprego, o salário, a educação, entre tantos outros aspectos da sua vida. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Está posto que suas vidas voltaram a piorar muito quando o governo do PT foi derrubado. E também como se pode retomar o caminho de melhoria da vida de todos, do emprego, do salário, da educação, de tudo, se Lula, ou quem ele indicar, voltar a presidir o Brasil. 

A ação agora é fortalecer a luta pela liberdade do Lula, pelo seu direito a ser candidato, pelo seu projeto de resgate do Brasil, com referendo revogatório, Assembleia Constituinte, eleição de um Congresso progressista, construção de uma forca nacional sob a sua liderança, para derrotar a direita e recuperar o governo para a esquerda. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todas as outras vias são especulações abstratas, que desviam forças e esforços a poucas semanas das eleições, quando se afunilam as alternativas. Disputar e ganhar as eleições de outubro é a única via hoje para reverter a situação do Brasil, superar pela esquerda a pior crise da nossa história e as derrotas que a direita nos impôs.  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO