CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
José Aníbal avatar

José Aníbal

Senador suplente (PSDB-SP), ex-deputado federal e ex-presidente nacional do PSDB

38 artigos

blog

A URV vinte anos depois

A nova moeda fortaleceu a democracia e criou as bases para um combate efetivo à pobreza e à desigualdade

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Com o advento da Unidade Real de Valor (URV), em 28 de fevereiro de 1994, o Plano Real entrava em movimento para interromper o ciclo de fracassos na busca pela estabilidade econômica.

Vinte anos depois, o Plano Real fez muito mais: ao reformar o Estado e consolidar as instituições, a nova moeda fortaleceu a democracia e criou as bases para um combate efetivo à pobreza e à desigualdade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nos 12 meses anteriores ao Real, a inflação acumulada foi de 5.000%. Os erros anteriores nos ensinaram que a inflação era também inercial, o que exigia desindexar a economia.

Logo, não podiam ser receitados só instrumentos tradicionais, como corte de gastos e alta de juros. O Real nasce assim, do diagnóstico correto e da cuidadosa preparação do terreno.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O primeiro desafio foi o orçamento. Valeu a perspicácia do então ministro Fernando Henrique Cardoso, que viu na ressaca do Congresso após o escândalo dos anões do orçamento a oportunidade política para aprovar medidas impopulares como o corte de gastos e a desvinculação de receitas. Como isso contrariava interesses, dificilmente as medidas passariam em outra circunstância.

Foi preciso ainda renegociar a dívida externa para reabrir as linhas de crédito, bem como estancar a dívida dos estados. Outro passo fundamental foi as privatizações, tanto para o ajuste fiscal quanto para os investimentos na expansão dos serviços públicos. Sem isso, não haveria como derrubar a inflação sem congelamentos, confiscos ou quebra de contratos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO