CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

A voz das pesquisas: chega de aventuras

"Tudo indica que o eleitor que, em 2018, iludiu-se com o discurso anticorrupção de Jair Bolsonaro e arriscou-se a votar nele chegará às urnas em outro estado de ânimos", escreve Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

Bolsonaro e Lula (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

Além da acelerada corrosão na popularidade de Jair Bolsonaro e do crescimento da vantagem  que o ex-presidente Lula vai tirando em relação a ele na disputa de 2022, a mais recente rodada de pesquisas mostra os temas que estão pesando mais  para o eleitor. Divulgado nesta quarta, o levantamento Genial/Quaest, feito de forma presencial, aponta como principal problema no país hoje, para os brasileiros, a pandemia (24%), que somada ao segundo da lista, a falta de bom atendimento na saúde (17%), ultrapassa de longe os demais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sabemos e torcemos para que, em outubro de 2022, a pandemia seja uma página virada para o Brasil. Mas nada garante que será assim. Mais do que isso, seu impacto na economia e em outros setores ainda se fará sentir.

Embora 38% dos quase sempre otimistas brasileiros tenham manifestado acreditar que haverá uma melhora na economia e que o país vai crescer, o problema mais citado depois das questões relacionadas à pandemia/saúde é o desemprego (17%), que somado ao quesito crise na economia (10%)  acaba sendo bastante lembrado. Curiosamente, a inflação (2%) e a fome/miséria (4%) vêm atrás, mas também aparecem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ou seja, ao que parece, o conjunto da obra pandemia/saúde + desemprego/economia tem grandes chances de definir o voto de 2022, e vão levar vantagem aqueles candidatos, inclusive a governos estaduais e ao Congresso, que apresentarem uma narrativa com propostas e soluções para esses problemas. Tem mais possibilidade de ganhar quem acenar com esperanças de vida melhor ou que, como Lula, exibir, além dessa mensagem, memória e credenciais passadas de que é capaz de governar nesse sentido.

Tudo indica que o eleitor que, em 2018, iludiu-se com o discurso anticorrupção de Jair Bolsonaro e arriscou-se a votar nele chegará às urnas em outro estado de ânimos. A corrupção aparece num modesto quarto lugar entre os principais problemas citados, com 11%, talvez um sinal de arrependimento de tantos desalentados ex-eleitores de Bolsonaro - que, por sua vez, já perdeu esse discurso. Os números parecem mostrar que a maioria não quer mais aventuras eleitorais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO