CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Guilherme Coutinho avatar

Guilherme Coutinho

Jornalista, publicitário e especialista em Direito Público. Autor do blog Nitroglicerina Política

141 artigos

blog

Ação no TSE: o golpe vai engolir o golpista

Ao construir um “plano B” para tirar Dilma, o PSDB pode ter determinado a extirpação definitiva de Temer no Planalto. E o pior, são os próprios tucanos que podem herdar o poder, nessa guerra dos tronos brasileira

Ao construir um “plano B” para tirar Dilma, o PSDB pode ter determinado a extirpação definitiva de Temer no Planalto. E o pior, são os próprios tucanos que podem herdar o poder, nessa guerra dos tronos brasileira (Foto: Guilherme Coutinho)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quando o PSDB abriu a ação no Tribunal Superior Eleitoral pedindo a cassação da chapa Dilma-Temer, ainda em 2014, a intenção era claramente ter alternativa para destituir a presidenta. Caso o Congresso corrupto não condenasse Dilma por pedaladas fiscais, o golpe viria via Justiça eleitoral. Agora, o autor do pedido tenta separar as contas para inocentar Temer e condenar Dilma. Mas a separação não se sustenta juridicamente. Temer vai ser engolido e teremos eleições indiretas. O golpe dentro do golpe.

A justiça eleitoral já cassou o mandato de ao menos seis governadores de Estado. Em nenhum dos casos foi sequer levantada a hipótese de separação da chapa. Nem mesmo os que guardam alguma semelhança, como o do governador cassado do Piauí, Mão Santa, cujo processo no TSE foi por abuso de poder econômico na campanha para reeleição. Não existem precedentes desse tipo de desmembramento na legislação brasileira. Ao menos, desde a revogação da Constituição de 1946, a última que previu votação para presidente e vice separadas e independentes, sem a formação de chapas.

Ao construir um “plano B” para tirar Dilma, o PSDB pode ter determinado a extirpação definitiva de Temer no Planalto. E o pior, são os próprios tucanos que podem herdar o poder, nessa guerra dos tronos brasileira. Fernando Henrique Cardoso já foi notoriamente especulado, nos corredores da Câmara, entre algumas lideranças, fato divulgado pela colunista Mônica Bergamo. Recentemente, o blogueiro Reinaldo Azevedo, da revista Veja, declarou publicamente que Gimar Mendes (militante tucano no Poder Judiciário) seria uma excelente opção para o País. É traição atrás de traição. Golpe atrás de golpe.

As últimas eleições indiretas no Brasil ocorreram em 1985, realizadas por um Colégio Eleitoral, após 21 anos de ditadura militar e total ausência de democracia. O vencedor desse pleito foi Tancredo Neves, político e empresário influente em Minas Gerais. Em 2017, se tivermos as eleições indiretas novamente, será principalmente por causa do partido do neto de Tancredo, Aécio Neves, que foi o principal articulista dessa ação, desde que perdeu as eleições nas urnas em 2014.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO