CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Zeca Dirceu avatar

Zeca Dirceu

Deputado federal pelo PT do Paraná

51 artigos

blog

Adiamento do Enem garante igualdade de oportunidades

Todos nós estamos na mesma tempestade, mas de formas diferentes. Enquanto poucos estão em suas boas casas, com condições e estrutura, milhares de outros brasileiros dependem do Estado, enfrentando a Covid-19 com coragem e sonhando por um futuro melhor. O adiamento do Enem é uma vitória para aqueles que lutam pelos direitos de todas e todos à Educação

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um grande marco na educação superior no Brasil. Foi o primeiro instrumento de avaliação que democratizou as oportunidades de acesso e a concorrência de vagas para as universidades federais e estaduais e também para os institutos federais de educação.

Quando se fala sobre o Enem, fala-se sobre sonhos. O sonho de ingressar em uma universidade, de formar profissionais, de mudar a realidade de toda uma comunidade. O sonho da universidade era distante até o ano de 2005. Até aquela data, a maioria das universidades públicas e privadas eram constituídas, em sua maioria, por alunos brancos, de classe média alta. O Enem mudou essa realidade, democratizando esse espaço. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desempenho - No início, as provas do Enem eram totalmente diferentes das atuais. Tínhamos um exame simples, que media o desempenho dos estudantes do Ensino Médio, e as notas não eram utilizadas para ingresso em um curso superior. A mudança começou a partir de 2005, quando o governo de Luíz Inácio Lula da Silva criou o Programa Universidade para Todos, o ProUni, concedendo bolsas de estudo parciais e integrais. Com isso, o número de inscritos saltou de pouco mais de 115 mil para 3,7 milhões em 2006. 

O Congresso Nacional e a grande maioria dos parlamentares que nele atuam estão lutando para criar ações que minimizem os efeitos da pandemia de coronavírus. Aplicar o exame neste momento, como queria impor o Ministério da Educação, seria chancelar algo que lutamos há anos para combater: as desigualdades educacionais que ainda assombram o nosso Brasil. Seria injusto com milhares de estudantes que não possuem condições mínimas de estudo sem o ensino presencial, devido ao isolamento social que interrompeu o ano letivo de 2020. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ensino público - Os alunos mais pobres, das escolas públicas do campo e da cidade, seriam os mais prejudicados com a aplicação da prova neste momento, piorando uma situação de desigualdade que já é bastante absurda. Vivemos uma realidade muito distante de países desenvolvidos da América do Norte ou da Europa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2019, cerca de 13,5 milhões de pessoas ingressaram na extrema pobreza, sendo o maior nível dos últimos sete anos.

As dificuldades não estão só na qualidade do ensino público oferecido nas escolas, mas nas condições que a maioria dos estudantes do País encontram dentro de casa. Cerca de 48,8% desses alunos vivem em casas não adequadas. Metade dos domicílios brasileiros não tem abastecimento de água, esgoto ou coleta seletiva de lixo. Sem falar em um espaço específico e adequado para o estudo. Transformar a sala de casa em sala de aula torna o abismo entre ricos e pobres ainda maior, já que em milhares de residências a sala é também quarto, cozinha, área de lazer, tudo junto. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Internet lenta - Quando falamos sobre os dados relativos ao acesso à internet e ensino a distância, a discrepância entre as realidades brasileiras fica ainda mais acentuada. Um terço da população brasileira não tem acesso à internet, sendo que mais da metade dos alunos mais pobres não tem rede Wi-fi, sem falar que a rede de dados móveis é extremamente lenta, cara e dura pouco para um aluno que precisa estudar diariamente. Faltam internet e também equipamentos. Cerca de 70% dos alunos brasileiros não possuem acesso a computadores pessoais. 

Portanto, a decisão mais acertada nesse momento é sim o adiamento do Enem 2020, conforme decisão do Senado que agora será avaliada pela Câmara. O descaso elitista de Bolsonaro e sua trupe com as camadas desfavorecidas da sociedade já ficou evidente desde o ano passado; agora, em meio à crise do coronavírus está ainda mais nítido que o governo não dá a mínima importância para aqueles que estão à margem da sociedade. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todos nós estamos na mesma tempestade, mas de formas diferentes. Enquanto poucos estão em suas boas casas, com condições e estrutura, milhares de outros brasileiros dependem do Estado, enfrentando a Covid-19 com coragem e sonhando por um futuro melhor. 

O adiamento do Enem é uma vitória para aqueles que lutam pelos direitos de todas e todos à Educação. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO