CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2483 artigos

blog

Adversários de Lula não sabem o que é democracia

O colunista do 247 Alex Solnik destaca que, ao contrário da gritaria dos adversários de Lula contra sua presença no horário eleitoral, alegando que o PT continua dizendo que ele é candidato, a "alegação é falsa"; "O programa eleitoral do PT simplesmente não definiu quem é o candidato a presidente. Isso é perfeitamente legítimo, porque a decisão do TSE não é definitiva e permitiu essa indefinição até o dia 11 de setembro", observa; "Só quem não sabe ou não quer saber como funciona a democracia acusa o PT de desobedecer ao TSE", completa

Adversários de Lula não sabem o que é democracia (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ainda pouco satisfeitos com a impugnação da candidatura que desrespeita os seus direitos políticos, e, portanto, o preceito democrático, adversários de Lula, à direita, protestam contra sua presença no horário eleitoral, alegando que o PT continua dizendo que ele é candidato.

A alegação é falsa. Não há isso. O programa eleitoral do PT simplesmente não definiu quem é o candidato a presidente. Não disse que Lula ainda é, mas também não disse que não é. Isso é perfeitamente legítimo, porque a decisão do TSE não é definitiva e permitiu essa indefinição até o dia 11 de setembro. Só então o PT terá de definir os nomes do novo presidenciável e do vice – a não ser que o STF dê outro entendimento à questão antes dessa data.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Explico. O TSE impugnou Lula, mas ele tem direito a recorrer ao STF e é o que vai fazer. Enquanto o STF – que é a última instância – não definir se Lula pode ser candidato ou não, não se pode falar em desobediência. Lula não é candidato neste momento, pois vige a decisão do TSE. Mas ela poderá ser derrubada por uma liminar do STF. Daí porque não se pode afirmar que Lula está definitivamente fora do páreo neste momento.

Durante os dez dias concedidos pelo TSE para troca de candidatos, o PT tem todo o direito de apresentar Lula em 25% do tempo do partido, sem definir se é candidato ou não é. Até 11 de setembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Somente a partir desta data o partido poderá ser acusado de afrontar o TSE – se não definir o substituto de Lula. Ou se não obtiver êxito no STF.

Só quem não sabe ou não quer saber como funciona a democracia acusa o PT de desobedecer ao TSE.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO