CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marilza De Melo Foucher avatar

Marilza De Melo Foucher

Economista e jornalista. Colabora com o Brasil 247 e outros jornais no Brasil, é colaboradora e blogueira do Mediapart em Paris

75 artigos

blog

Ainda há tempo para se unir por uma candidatura de esquerda em SP

O contexto atual exige da esquerda ousadia e estratégia política. Reconquistar a cidade de São Paulo é fundamental

Guilherme Boulos no debate da Band (Foto: Kelly Fuzaro/Band)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Assisti ao debate em São Paulo e decidi expressar minha opinião.

Lula deveria ter insistido em uma candidatura comum da esquerda na capital paulista, sabendo de que se trata do berço do conservadorismo político brasileiro. O contexto atual exige da esquerda ousadia e estratégia política. Reconquistar a cidade de São Paulo é fundamental!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O mais importante seria uma união da esquerda em torno de um programa de governabilidade, com projetos e atividades bem definidas em função de certas prioridades a serem atacadas no imediato. Aliás, esta proposição é válida para outras municipalidades. 

O candidato escolhido assinaria um contrato de adesão ao programa. Apesar do encaminhamento ter sido outro em São Paulo, ainda temos tempo de se unir. Eu penso que Boulos é o candidato mais aguerrido para contra-argumentar com os conservadores responsáveis da catástrofe Brasil que permitiu a ascensão da extrema direita ao poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Existe uma urgência política em São Paulo e nunca é tarde para contextualizar esta realidade. Vocês podem e devem construir conjuntamente um programa de governabilidade, como já citei acima. Estou um pouco desinformada sobre as modificações da lei eleitoral e não sei se o candidato do PT pode ainda desistir e apoiar Boulos levando em conta esta situação.

Eu penso que qualquer candidato oriundo da esquerda deve dizer para os eleitores o que se vai fazer e como fazer durante a gestão municipal. Deve dizer como a população será informada sobre as finanças da prefeitura. Já de imediato anunciar o pedido de um balanço sobre o total dos recursos disponíveis na prefeitura. Em seguida alocar uma previsão de recursos para as prioridades de maior urgência. Depois um novo orçamento será elaborado levando em conta o programa estabelecido em comum acordo com os representantes dos partidos de esquerda e centro esquerda. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A população tem uma expectativa de saber como cada problema será resolvido! Para cada problema existe uma solução, como diz o próprio companheiro Lula. 

Como gerar concretamente renda para lutar contra o desemprego. Não se deve perder tempo com muito bla bla bla, nada de discurso prolixo, hoje precisamos resgatar a credibilidade política! Por esta razão, temos que demonstrar que a política se arquiteta no quotidiano. E é localmente que a cidadania política de cada eleitor ou eleitora é exercida com participação e responsabilidade cívica. Cada eleitor ou eleitora será em seguida um ator político no local de sua morada. Os conselhos municipais podem voltar a ser um local onde a política do quotidiano se concretiza. Trata-se de uma instância do poder local que vai pressionar o poder legislativo a votar as leis que beneficiam a população ajudando também ao prefeito no cumprimento de suas promessas eleitorais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Será a partir da conquista do poder local que vamos salvar o Brasil das mãos dos teocráticos fundamentalistas e da extrema direita. 

É localmente que podemos pôr em prática uma concepção de desenvolvimento com inclusão, respeitando o meio ambiente criando alternativas de ecodesenvolvimento territorial, onde todos os setores se articulam dentro de uma visão integrada. Assim, a economia se dinamiza com o meio ambiente com o social, com a cultura, com a política. Agir local e pensar global!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A esquerda deve ser apresentada como uma alternativa credível rompendo assim, com a caricatura que os meios de comunicações sempre impuseram à população brasileira. Eles vendem a falsa moral e o ideal da direita conservadora visando manutenção do status quo da Casa Grande. 

A esquerda é plural, porém, ela tem em comum os valores de fraternidade, solidariedade, da liberdade e do respeito aos direitos humanos. Todos têm direito a usufruir ao bem estar social e a ter igualdades de chances. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO