CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Aliados temem salto alto de Jairzinho Paz e Amor

"Pesquisas dizem muito pouco sobre o futuro, esse depende obviamente do que vai acontecer. O maior temor dos aliados é que o Bolsonaro 'paz e amor', cheio de autoconfiança, suba no salto alto, seja tomado pela soberba e dê lugar novamente ao Bolsonaro encrenqueiro", diz Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para o Jornalistas pela Democracia

Assessores do Planalto, de qualquer presidente da República, costumam ficar preocupados com pesquisas favoráveis quando distantes da eleição e apontando patamares ainda modestos de aprovação, de menos de 40%. Com razão. Elas podem fazer mais mal do que bem, inflando o ego do governante e o levando a subir num perigoso salto alto, adotando comportamento soberbo e arrogante, que pode resultar num escorregão e na despencada. Esse é hoje o maior medo de aliados de Jair Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cinco pontos percentuais a mais no nível de bom e ótimo, e dez a menos no de ruim e péssimo refletem um movimento coerente com o pagamento de R$ 600 mensais a 40% da população brasileira. O auxílio emergencial, somado a um comportamento menos encrenqueiro adotado pelo presidente quando viu-se acuado pelo avanço das investigações do caso Queiroz, ajudou a estancar a perda de popularidade de Bolsonaro e parece ter invertido a curva. Pelo Datafolha, a “boca do jacaré” do gráfico fechou de novo. 

A mais de dois anos da eleição presidencial, e diante de um roteiro no qual o auxílio não tem condições de se perenizar – ao menos em R$ 600, e para tanta gente -, a pesquisa tem um efeito político-psicológico. Claro, facilita a vida de Bolsonaro no Congresso, sustentando o apoio do Centrão e talvez até atraindo outros parceiros, como o MDB. Reduz o já baixíssimo ânimo da oposição para empreitadas como o impeachment, por exemplo. E até no Judiciário pode ter lá seu impacto, como pode mostrar a rápida decisão de Gilmar Mendes de, na sexta-feira à noite, manter Fabrício Queiroz em prisão domiciliar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas pesquisas dizem muito pouco sobre o futuro, esse depende obviamente do que vai acontecer. O maior temor dos aliados é que o Bolsonaro “paz e amor”, cheio de autoconfiança, suba no salto alto, seja tomado pela soberba e dê lugar novamente ao Bolsonaro encrenqueiro.

Acreditando-se o maior, o presidente escapará à tentação de uma resposta atravessada, ou uma ameaça, a outos poderes por decisões que o desagradem? Dará mesmo as coisas que o Centrão quer ou vai se senti fortalecido para dizer não? Demitirá o ministro ultraliberal da Economia para compor ao lado da turma dos gastos, que tem sido sua companheira inseparável na campanha precoce? Insistirá em suas posições autoritárias por achar que não precisa ouvir ninguém?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cedo ainda para ter respostas. Mas é disso – muito mais do que do Datafolha – que vai depender o futuro de Bolsonaro.         

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO