CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lelê Teles avatar

Lelê Teles

Jornalista, publicitário e roteirista

391 artigos

blog

Anarquismo, a palavra proibida

Bachelet (Chile), como Cristina Kirchner (Argentina), bem como Rafael Correa (Equador), assim como Lula, tiveram sua chance; terão outra. porém, não nos esqueçamos, eles não romperam o pacto absurdo com a burguesia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

não se deixe enganar, Lúcifer, a Aurora, o portador da luz, personagem da fábula bíblica, não é aquele caricato diabo de chifres, rabo de seta e língua bifurcada criado tardiamente pela Igreja.

ele é o mesmo Prometeu do mito grego, o que arranca o archote das mãos dos deuses e traz o fogo, a luz, a iluminação aos corações e mentes gelados do povo oprimido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

é certo que ambos, pela audácia, acabaram esmagados: um, deserdado e expulso da vida idílica ao lado do pai poderoso e dono do mundo; o outro, crucificado num penhasco pedregoso, assistindo, inerte, a uma águia roer o seu fígado ad eternum.

porém, a chama que trouxeram nunca se apagou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

depois deles vieram Proudhon, Bakunin, Emma Goldman... uma legião: archote numa mão, bandeira negra na outra, olhos e corações em brasa.

digo isso à guisa de introdução, mas quero mesmo é dizer outra coisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

os protestos que vemos hoje no Chile são, claramente, de matriz anarquista. o Chile, é bom que você saiba, tem uma longa tradição anarquista.

mas antes, é bom saber, em abril de 1888, seis mil pessoas protestavam em frente à estátua de San Martín, na Alameda, contra o aumento de meio centavo no bilhete do bonde da Companhia Ferroviária Urbana de Santiago.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

o presidente da empresa era Eduardo Matte Pérez, patriarca de uma das famílias mais poderosas do Chile, daqueles que mandam e desmandam, matam e desmatam.

esse sujeito, que à época desdenhou de seus compatriotas explorados, disse pouco tempo depois: "os donos do Chile somos nós, donos do capital e da terra; o resto é uma massa influenciável e vendável; não pesa como opinião nem como prestígio".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

o bisneto dele, o bilionário Eliodoro Matte Larraín, com grande trânsito no Palácio La Moneda, consta na revista Forbes como um dos homens mais ricos da América Latina e é, como não, um dos responsáveis pelas revoltas dos chilenos nos tempos atuais, porque sua riqueza é fruto da exploração dos seus patrícios.

a família Matte, com negócios grandiosos e diversificados, tem influência em todas os setores importantes da vida dos chilenos, desde a cultura até a política. e esse diabo, o Eliodoro, fez MBA em Chicago, onde mais?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

não nos esqueçamos que foi na Haymarket Square, em Chicago - onde mais - que em 1886 ocorreu o sangrento massacre contra os anarquistas. à época, os trabalhadores, esfolados, reivindicavam redução na jornada de trabalho para oito horas laborais!

mas... voltemos à tradição anarquista chilena. seguimos para a La Gran Huelga de Lancheros (a Greve dos Barqueiros), iniciada no ano de 1890, que tumultuou as cidades de Valparaíso, Iquique, Antofagasta e Concepcíon.

passando pela greve de 1903, realizada pelos trabalhadores da Compañia Sud Americana de Vapores, na bela cidade de Valparaíso, esmagada impiedosamente pelo braço armado da alta burguesia.

porém, a empresa foi incendiada. os archotes em punho mantiveram os corações anarquistas em brasa.

outro protesto conhecido como La Roja explodiu em 1905, na forma de uma greve geral contra o aumento do imposto sobre a importação de carne.

a rebelião pegou fogo, em 48 horas os trabalhadores deixaram seus bairros e ganharam a capital, sabotando os serviços telegráficos e ferroviários e ameaçando invadir o palácio do governo.

os plutocratas impuseram toque de recolher e seu braço armado, uma vez mais, assassinou trabalhadores impiedosamente.

tudo se parece com o que vemos hoje: os de baixo contra os de cima, e o exército e as polícias ao lado dos que usam punhos de renda.

naquele tempo, como agora, a revolta se dava pelo empobrecimento da população pela ganância cada vez maior de uma burguesia demofóbica, violenta, falsamente religiosa e viciada em lucro.

sim, absurdamente violenta.

ninguém jamais se esquece La Massacre de la Escuela de Santa Maria de Iquique, onde o exercido fuzilou, a sangue frio, milhares de trabalhadores que estavam em greve, na noite de 21 de dezembro de 1907.

você sabe, a máquina que gera dinheiro tem que continuar a produzir, com o suor, a carne e o sangue dos trabalhadores.

a luta que vemos hoje, nas ruas de Santiago, não é simplesmente contra o governo Piñera é, de forma abrangente, contra os eternos donos do Chile.

sim, o Chile tem donos, são umas poucas famílias abastadas que controlam o PIB chileno, e que vivem das falcatruas das privatizações, ou roubam territórios mapuche para exploração desenfreada, ou extraem minérios sem pagar impostos, ou soterram mineiros sem pagarem penas judiciais...

esses plutocratas têm praias e lagos privados!, extorquem o povo no preço de pedágios, medicamentos, monopolizam as farmácias e os supermercados com seus conglomerados transnacionais, controlam a indústria têxtil, a agricultura, o diabo.

há um livro primoroso sobre o tema, escrito pelo jornalista Ernesto Carmona, chamado Los Dueños de Chile, vale a leitura.

em 2015, envolvidos num grande escândalo de corrupção, os plutocratas chilenos foram condenados e terem aulas de ética, veja você.

repito, a revolta que vemos hoje, archotes nas mãos, é de matriz anarquista e mimetiza as revoltas do passado lideradas pelos libertários.

você sabe, as esquerdas burocráticas costumam protestar com passeatas pacíficas, cartazes nas mãos e blimps de centrais sindicais erguidos ao ar; depois se sentam e fazem acordos com a burguesia, em troca de migalhas.

a paciência do povo oprimido tem limites.

ora, direis, ouvir estrelas! 

sim, há quem ouça o barulho dos astros em movimento, aguça tua audição, diligente internauta. 

ah, dirás, mas essa gente, jovens em sua maioria, não leu Bakunin, não traz nas mãos a bandeira vermelha e negra...

lembro-te que no lendário filme Um Rei em Nova Iorque, Charles Chaplin, interpretando o personagem Shadov, pergunta ao menino Rupert, um terrível infante anarquista, que encontra sentado lendo Karl Marx. “você é comunista?”, ao que o pequeno retruca: “acaso é necessário ser comunista para ler Marx?”

e eu vos pergunto, acaso é necessário ler Proudhon para ser anarquista?

o que digo, é que o que vemos hoje trata-se de um anarquismo avant la lettre.

se o anarquismo não fosse uma palavra proibida, desde o século XIX, os perguntadores de microfone na mão estavam a especular melhor sobre isso.

dito isto, digo mais. 

Bachelet (Chile), como Cristina Kirchner (Argentina), bem como Rafael Correa (Equador), assim como Lula, tiveram sua chance; terão outra.

porém, não nos esqueçamos, eles não romperam o pacto absurdo com a burguesia.

ou o fazem agora, ou a bandeira vermelha será trocada pelo estandarte negro. e, ao invés do diálogo de surdos, pode vir a fúria dos homens e mulheres de archotes nas mãos.

só para lembrar, os anarquistas assassinaram um presidente nos Estados Unidos (Willian McKinley); o rei Humberto I, da Itália; o rei Jorge I, da Grécia e três primeiros ministros na Espanha.

como disse Vladimir Safatle em um texto primoroso publicado a pouco: “chega de diálogo, não é de diálogo que o Brasil (América Latina, digo eu) precisa, é de ruptura”.

palavra da salvação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO