CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2480 artigos

blog

Artigo 26 se aplica a Weintraub, não a Aroeira

"Somente um analfabeto jurídico ou um jurista mau caráter seria capaz de enquadrar no artigo 26 da Lei de Segurança Nacional a charge de Aroeira na qual um sujeito parecido com o presidente Bolsonaro transforma, por meio de pichação, a cruz vermelha de hospital em suástica nazista e sai correndo", avalia o jornalista Alex Solnik

Renato Aroeira (Foto: Ederson Casartelli/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

Somente um analfabeto jurídico ou um jurista mau caráter seria capaz de enquadrar no artigo 26 da Lei de Segurança Nacional a charge de Aroeira na qual um sujeito parecido com o presidente Bolsonaro transforma, por meio de pichação, a cruz vermelha de hospital em suástica nazista e sai correndo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  O jornalista Ricardo Noblat, que publicou a charge, também foi enquadrado.

  O absurdo começa pelo fato de que a LSN, herança da ditadura que faz parte da constituição de 88, não se presta a punir manifestações artísticas, que são ficcionais, e sim agressões reais à segurança nacional, à ordem pública e social e a autoridades como o presidente da República.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Senão, vejamos:

Art. 26 - Caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pena: reclusão, de 1 a 4 anos.

Parágrafo único - Na mesma pena incorre quem, conhecendo o caráter ilícito da imputação, a propala ou divulga.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É mais do que óbvio que Aroeira não imputa, em seu desenho, um “fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação” de Bolsonaro; ele não está nos dizendo que Bolsonaro pichou uma cruz vermelha de suástica e saiu correndo, coisa que só uma foto poderia fazer; apenas interpreta de forma artística o apelo feito por ele para as pessoas invadirem hospitais, o que é, isso sim, um crime.

É paradoxal que aquele que comete crime mandando invadir hospitais tente imputar crime a quem retrata a sua ordem criminosa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a mesma constituição que engloba a LSN, informa no artigo 5º. que é garantida a liberdade de expressão artística e é vedada a censura. Como é notório, a constituição não pode, num artigo, punir uma obra de arte e, no outro, liberar.   

Não há a menor possibilidade, portanto, de esse processo infame prosperar ou chegar ao resultado que Bolsonaro almeja, seja em relação a Aroeira, seja em relação a Noblat.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O curioso é que o artigo 26 da LSN se aplica, isso sim, a bolsonaristas célebres, tais como a terrorista Sara Fernando Geromino, já presa, e ao ainda ministro Abraham Bragança de Vasconcelos Weintraub, ainda solto, que são useiros e vezeiros em insultar e caluniar todos os ministros do STF, o que inclui o presidente da corte.

Uma temporada na cadeia lhes daria tempo para ler todos os artigos, incisos e parágrafos da constituição federal, para eles entenderem o que podem e o que não podem fazer num regime democrático.       

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO