CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

256 artigos

blog

As guerrilheiras do aborto

Um grupo de mulheres ativistas fez mais de 11 mil abortos ilegais nos EUA dos anos 1960/70. Um belo documentário conta a história das "Janes: Mulheres Anônimas"

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um dos episódios menos conhecidos da luta pelos direitos civis nos EUA dos anos 1960 tem um nome de mulher. The Janes era o codinome de um grupo de ativistas de Chicago que se arriscaram a apoiar mulheres necessitadas de interromper a gravidez em época de criminalização. Uma história que ganha enorme atualidade agora que a direita estadunidense conseguiu que a Corte Suprema suspendesse os efeitos da decisão conhecida como "Roe contra Wade", de 1973, que legalizava nacionalmente o aborto até os três meses de gestação. Desde o dia 24 de junho, cada estado pode decidir se permite ou não o aborto legal.

"Roe contra Wade" foi uma conquista de mulheres como as retratadas no documentário Janes: Mulheres Anônimas (The Janes), de Tia Lessin e Emma Pildes. Elas militavam pelos direitos civis e contra a Guerra do Vietnã, mas achavam o ambiente das lutas muito machista. As mulheres em geral não eram levadas em consideração. Foi quando descobriram a vertente de facilitadoras do aborto ilegal. Montaram uma rede de acolhimento para mulheres com gravidez indesejada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Naturalmente, não era fácil encontrar médicos dispostos a atuar na clandestinidade. Por um tempo elas trabalharam com um certo "Mike", ex-operário improvisado em aborteiro que participa do filme de maneira desconfortavelmente divertida. Mais tarde, aprenderam elas mesmas a lidar com os instrumentos e resolver as paradas. 

Essa situação ambivalente fazia das Janes heroínas e ao mesmo tempo loucas imprudentes. O risco e a responsabilidade eram gigantescos. Elas "atendiam" em casas suas ou de amigos, em regime doméstico e nômade, conforme permitisse a ocasião. Não tinham experiência para solucionar imprevistos, muito embora cuidassem para que tudo fosse limpo e o mais seguro possível. Chegaram a realizar 30 abortos por dia, três vezes por semana. No total, foram mais de 11 mil intervenções. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além da lei, elas desafiavam a proibição da Igreja e a concorrência da máfia dos abortos, que explorava o desespero das mulheres. Opunham-se, ainda, ao controle dos médicos homens sobre os corpos da mulheres, alguns dos quais as chantageavam por sexo. 

O filme tem a participação de diversas Janes, algumas de suas ex-clientes, médicos e policiais. O modus operandi do grupo é contado em detalhes, onde não faltam drama, firmeza política e humor.   

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Grávida? Precisa de ajuda? Ligue para Jane" – era como elas se anunciavam. Os dados sobre as mulheres assistidas eram compilados em cartõezinhos que as Janes exibem com orgulho e nos emocionam. Cada "cliente" contribuía financeiramente com o que pudesse, de maneira a cobrir os gastos com aquelas que não tinham dinheiro nenhum. Muitas eram parentes de policiais, razão pela qual a polícia costumava fazer vista grossa até o dia em que finalmente elas foram caçadas e presas junto com prostitutas. Uma famosa advogada dos Panteras Negras as defendeu. Em 1973, veio a vitória com a legalização nacional.

Essas militantes anônimas recordam com alegria seu papel corajoso. Uma magnífica pesquisa de arquivos recolhe a diversidade das imagens femininas na década de 1960 e 70, situando visualmente cada minúcia relatada. O sopro de liberdade que varreu os EUA nos anos 1970 foi substituído nos últimos anos pelo avanço do ultraconservadorismo. Em pouco tempo, o país vai estar precisando de novas Janes. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

>> Janes: Mulheres Anônimas está na plataforma HBO Max.  

Trailer com tradução automática opcional:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO