CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ângelo Cavalcante avatar

Ângelo Cavalcante

Economista, cientista político, doutorando na USP e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

190 artigos

blog

As praias do Brasil ensolaradas...

Faz ao menos, trinta anos que o exercito brasileiro intervem no Rio de Janeiro; me pergunto se algum dia, saíram? É tipo anoitecer governo civil e na manhã seguinte a cidade está tomada de milicos. Os argumentos são cantilenas velhas e manjadas: combate ao narcotráfico, retomada de territórios e o restabelecimento da segurança (seja lá o que isso for!)

Rio de Janeiro - Operação feita pelas polícias Civil e Militar, com o apoio das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona norte do Rio. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil) (Foto: Ângelo Cavalcante)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Faz ao menos, trinta anos que o exercito brasileiro intervem no Rio de Janeiro; me pergunto se algum dia, saíram? É tipo anoitecer governo civil e na manhã seguinte a cidade está tomada de milicos. Os argumentos são cantilenas velhas e manjadas: combate ao narcotráfico, retomada de territórios e o restabelecimento da segurança (seja lá o que isso for!).

O resultado é pífio para não dizer coisa pior; é mistura de cobra d'água com jacaré de lagoa ou seja, não serve pro seco e nem para o molhado; a insegurança avança, o narcotráfico se aperfeiçoa e claro, se potencializa e; as milícias, estas instituições definitivas das novas territorialidades ou sub-territorialidades da capital dos cariocas se alargam, se expandem para territórios onde não atuavam.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é um fracasso porque novas variáveis da organização do crime despontam; é que não há estrategia militar para os morros do Rio; não há intervenção que dê conta da organicidade civil-militar-criminal daquele cotidiano.

O crime? O crime se mistura, se mescla com os fluxos da vida comum das pessoas; os limites de um e de outro são absolutamente tênues e indecifráveis. Os livros "A cidade nas fronteiras do legal e ilegal" e "Pobreza e Cidadania" da professora Vera da Silva Telles (USP) são boas leituras para explicar esse intrincado fenômeno.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao fim, será horror por cima de horror contra trabalhadores pobres desses territórios intensamente estigmatizados. É a perversão brasileira acontecendo com força e energia sob nossas retinas cansadas. Dirão alguns que "é necessário, ao fim, é preciso impor limites ao tráfico"; que "as pessoas de bem não suportam mais" dentre outras pérolas.

O dado novo é que uma intervenção militar "localizada"; feita no meio do "golpão" de Temer ganha nova importância e significado. Considerando que Temer ainda não cumpriu suas "tarefas hercúleas" na retirada insana e obstinada dos direitos dos trabalhadores e que obviamente perpassa pelo desmonte do Estado brasileiro; considerando ainda que o Brasil é peça fundamental no jogo geopolítico para redefinir a política na América Latina e; reconhecendo, por fim, da importância política e econômica do Rio de Janeiro para o país, temos armada uma estratégia tipo "fileira de dominó" onde se derruba a primeira pedra para em seguida...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os estrategistas do golpe; os ascensoristas do governo terceirizado de Temer ousaram bem desta vez. Cabe reagir! Vamos ver o que dizem os movimentos sociais, o pensamento intelectual orgânico e progressista e a esquerda que está em cena!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO