CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Joaquim de Carvalho avatar

Joaquim de Carvalho

Colunista do 247, foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa). E-mail: joaquim@brasil247.com.br

272 artigos

blog

Atacado por Mourão, Tite deveria seguir o exemplo de Saldanha: honra não tem preço

Em 2006, técnico se demitiu do Palmeiras quando foi criticado por cartola. Hoje todos sabem quem é Tite. Deveria fazer algo parecido agora, e deixar Mourão seguir para o lixo da história, escreve Joaquim de Carvalho

Tite e Mourão (Foto: Filipe Scotti - Reprodução/Internet) (Foto: Tite e Mourão (Foto: Filipe Scotti - Reprodução/Internet))
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Hamilton Mourão, o pai da indisciplina nos tempos recentes do Exército, resolveu atacar Tite, técnico da Seleção, por ficar ao lado dos jogadores na crítica à forma como foi trazida a Cova América para o Brasil. Está prevista a divulgação de um manifesto dos jogadores amanhã, depois do jogo contra o Paraguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Mourão sugeriu que Tite deixe a Seleção e vá treinar o Cuiabá. Tite deveria sugerir a Mourão que impedisse a anarquia de se instalar nas Forças Armadas em vez de dar palpite no futebol. Em 1970, pressionado, João Saldanha peitou o ditador de plantão, Emílio Médici, com a frase: “Nem eu escalo o ministério, nem o presidente escala o time.” 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Médici queria Dadá Maravilha na Seleção.

Durante o sorteio para os grupos da Copa do Mundo, em janeiro de 1970, o então técnico distribuiu um dossiê em que denunciava as atrocidades cometidas pelos militares – incluindo os nomes de mais de 3.000 presos políticos. Perdeu o cargo, mas manteve a honra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tite também poderia sugerir que Mourão trabalhasse mais contra o genocídio em curso, implantado pelo governo do qual faz parte. A melhor resposta a esses tiranetes seria dizer não ao campeonato e, para isso, mobilizar outras seleções para um boicote. 

Difícil que ocorra, há muito dinheiro envolvido na Cova América, mas seria um feito histórico de grandes proporções. Aí Tite deveria se perguntar: "Quanto vale a honra de um homem?" 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há 15 anos, Tite pediu demissão do Palmeiras ao ser criticado publicamente por um cartola. Só cresceu depois disso. Hoje todos no Brasil conhecem Tite, mas não sabem o nome desse cartola, tosco como Mourão.

Dou uma colher de chá para o insignificante: "Hugo Palaia". Mourão irá para o lixo da história, onde Palaia se encotra, guardadas as proporções. Tite talvez não, daí a necessidade de um ato heróico nesta terça-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

.x.x.x.x.x.

Como Zagalo em 70, o bolsonarista Renato Gaúcho está doido pelo lugar de Tite.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO