CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Guillermo Gomez avatar

Guillermo Gomez

Guillermo Gomez é jornalista

69 artigos

blog

Augusto Comte e Pedro Parente

Augusto Comte reapareceu do nada, um tanto confuso na Av. Paulista, viu sua magnífica frase '' Ordem y Progresso '' em uma bandeira que estava tremulando em um prédio. O engenheiro Pedro Parente aproximou-se dele bêbado e disse: Percebeu o Senhor, colocamos sua sentença em nossa bandeira verde- amarela

Brasília - O presidente da Petrobras Pedro Parente participa da cerimônia de divulgação do Plano de Negócios e Gestão 2018-2022 da Petrobras (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) (Foto: Guillermo Gomez)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Depois da crise deixada por Pedro, um grupo de espíritas paulistas liderados por um sábio mineiro, conseguiram ressuscitar o pensador Augusto Comte na Avenida Paulista.

Os espíritas procuravam serem novamente iluminados por aquele célebre positivista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A grande aldeia paulista era uma cidade deserta, pneus e carros queimados, pessoas andando descalças e famintas pela avenida no meio da fumaça, mendigos burgueses brigando por um pouco de pão.

Augusto Comte reapareceu do nada, um tanto confuso na Av. Paulista, viu sua magnífica frase '' Ordem y Progresso '' em uma bandeira que estava tremulando em um prédio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O engenheiro Pedro Parente aproximou-se dele bêbado e disse: Percebeu o Senhor, colocamos sua sentença em nossa bandeira verde- amarela.

Comte olhou para ele irritado e respondeu: mas minha frase era Altruísmo, Ordem e Progresso. Está faltando a palavra "Altruísmo" que criei.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Altruísmo é o dar sem esperar nada em troca, é a palavra mais importante.

O engenheiro Pedro Parente respondeu: Não, não nos esquecemos de sua divina palavra. Escodemos, e só a usamos no Brasil para a Shell. Ante o olhar desconcertado de Comte, Pedro Parente começou a rir sozinho, em estado nervoso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois, para melhorar o argumento, Pedro Parente afirmou: Na realidade foi um altruísmo para todas as companhias petrolíferas estrangeiras.

Então Comte algo aborrecido perguntou, e o povo brasileiro não recebe nada?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pedro Parente mudou sua expressão e encheu-se de um ódio visceral, e gritou: Aqueles miseráveis petralhas nos odeiam, conspiram contra nós, eles querem comer de graça!

Comte pediu a Pedro Parente a gravata. Então Parente sem entender a cena entregou para ele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Comte insistiu para que ele saísse do lugar, e Pedro Parente desconcertado retirou-se com um olhar lunático.

Comte continuou andando pela Paulista com uma terrível dor de cabeça, e com a gravata de Pedro Parente na mão.
Ele estava profundamente deprimido e arrependido de ter ressuscitado na Avenida Paulista.

Uma senhora o reconheceu e gritou para ele! Lorde Comte, Lorde Comte, Quando virou a cabeça, a dama já estava ao seu lado, começando a torturá-lo com suas lembranças da faculdade.

A senhora disse a Comte que havia estudado todas as suas teorias sociais na USP, e quão importante é a ascensão da razão e a lei dos três estados. Primeiro o estado fictício, depois vem o abstrato e finalmente o positivo.

Comte enquanto ouvia a dama, começou a sentir que seus passos na terra não conseguiriam alcançar o triunfo da razão. A ignorância obscurantista havia triunfado no mundo.

Então ele pediu permissão à senhora, e foi para o banheiro de um bar, e com a gravata de Pedro Parente estrangulou-se.
Os espíritas se sentiram culpados, confessando que foi um erro ressuscitar a Comte na época de Temer.

A explicação mais exótica foi a de uma jornalista da TV Globo, uma que sempre fala com ódio sobre a Venezuela. Ela disse que Comte suicidou-se ao verificar que a alma existia. Não se falou de Pedro Parente na TV Globo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO