CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ivone Silva avatar

Ivone Silva

Presidenta do Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e região

18 artigos

blog

BB: Bolsonaro sugere intervenção na Previ

O presidente Jair Bolsonaro criticou a exigência de cursos de diversidade e prevenção ao assédio em edital para assistente técnico da Previ, além de afirmar que o requisito não constará nas próximas seleções

BB: Bolsonaro sugere intervenção na Previ (Foto: Antonio Cruz - ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em transmissão ao vivo realizada na quinta-feira 7 por meio das redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro criticou a exigência de cursos de diversidade e prevenção ao assédio em edital para assistente técnico da Previ, além de afirmar que o requisito não constará nas próximas seleções.  

“É questão de educação, ninguém precisa fazer curso nesse sentido”, disse o presidente da República, que também declarou ter consultado o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, sobre a veracidade do edital. “Ele confirmou que o edital é verdadeiro, mas vigorou até 1º de março. Nos futuros editais não teremos mais essa obrigatoriedade”, continuou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Previ é uma entidade fechada de previdência complementar. Criada em 1904 pelos trabalhadores, hoje tem gestão compartilhada entre o empregador (Banco do Brasil) e os associados da ativa e aposentados por meio da eleição de representantes. Seu objetivo é garantir aos seus participantes benefícios complementares aos da Previdência pública, além de seguros de vida e empréstimos. As contribuições para a entidade são realizadas pelos associados e empregador, de acordo com as leis que regem o regime de previdência complementar, sendo fiscalizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

A caixa de previdência conta com funcionários selecionados entre o quadro funcional do BB e também contratados. Na seleção para Assistente Técnico, voltada para funcionários do banco, o edital exige cursos de Ética, Diversidade e Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual. Cursos esses que fazem parte da grade formativa do Banco do Brasil, através de sua Universidade Corporativa. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O presidente Bolsonaro criticou um edital que exige apenas que os funcionários do BB façam cursos previstos na grade formativa da empresa. Cursos sobre ética, diversidade e assédio. Assédios sexual e moral podem ser considerados crimes e geram ações trabalhistas e criminais contra os bancos. Ao afirmar que vai exigir que o BB e a Previ retirem a exigência, o presidente coloca as entidades sob risco, além de colaborar para a ocorrência de atitudes ilegais e interferir indevidamente em uma entidade de direito privado”, critica o diretor do Sindicato e bancário do BB Ernesto Izumi.   

“Em vez de ficar interferindo em uma entidade de previdência complementar com gestão própria, deveria cuidar é de fazer a economia andar, pois até agora suas decisões erráticas tem feito o Brasil perder. É o que diz a mídia em geral, amparada pelos números. Qual será o próximo passo? Direcionar investimentos da Previ para grupos de seu interesse? A Previ tem corpo técnico e é referência de governança corporativa. Não aceitamos intervenção", conclui.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO