CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Roberto Moraes avatar

Roberto Moraes

Engenheiro e professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ)

121 artigos

blog

Beirute serve de alerta para os riscos das cidades portuárias

"Beirute é mais um exemplo que serve de alerta para os diversos terminais portuários no Brasil e também para o Porto do Açu no Norte do Rio de Janeiro", escreve o engenheiro e professor do IFF Roberto Moraes

(Foto: Reprodução/Twitter/André Fran)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Cidades portuárias devem se cuidar. Elas possuem riscos, bem para além do potencial econômico vinculado à logística e de arrecadação de impostos.

O que se faz ou se deixa fazer nos terminais portuários é de interesse de todos, em especial das populações circunvizinhas e não apenas dos seus donos. Nunca se deve esquecer disso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Portos privados tendem a se fechar em si, como enclaves, negando acesso a informações para além do que chamam de burocracia para os licenciamentos de construção e operação. 

As fiscalizações estão ficando cada vez mais frágeis por parte dos órgãos governamentais e das agências de regulação, dentro dessa lógica ultraliberal e autodeclaração dos riscos por parte dos operadores portuários. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os riscos crescem quando se movimentam e se armazenam cargas de produtos químicos, derivados de petróleo e gás natural. O Brasil já passou por outros casos preocupantes no Porto de Santos. Beirute é mais um exemplo que serve de alerta para os diversos terminais portuários no Brasil e também para o Porto do Açu no Norte do Rio de Janeiro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO