CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Eduardo Soares avatar

Luiz Eduardo Soares

Antropólogo e Cientista Político especialista em Segurança Pública

17 artigos

blog

Bené, a vacina contra o ódio

Diante das ameaças existenciais representadas pelo fascismo e pela pandemia, o voto pode ser uma afirmação democrática histórica e uma vacina contra o ódio. Por isso, Bené na veia

Benedita da Silva (Foto: Reprodução/Facebook)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na eleição do Rio, decidi votar em mulheres negras, porque é o mínimo que posso fazer para valorizar a luta feminista antirracista, que hoje se confunde com a luta por democracia. Sou homem branco de classe média, duplamente privilegiado, portanto. Não se trata de culpa pequeno-burguesa, mas do mero reconhecimento da realidade em que vivo e da vontade de ser coerente. 

Dei minha modesta contribuição à resistência contra a ditadura e, depois de 1988, procurei fazer o que podia para bloquear o genocídio de jovens negros e de jovens pobres pelo braço armado do Estado, articulado a dinâmicas fratricidas alimentadas pelo capitalismo selvagem que degrada a vida social. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje, temos duas candidatas negras à prefeitura que merecem minha admiração, Benedita da Silva e Renata Souza, ambas com vices notáveis: a incansável enfermeira Rejane e meu querido amigo Ibis Pereira. Infelizmente, a política partidária as separou. Como não posso votar nas duas, escolho Bené, aquela que há mais tempo está no front, com a bravura de sempre, e que tem mais chances de agregar e disputar com o bolsonarismo e os diversos tons da ambivalência. 

Nunca vou esquecer o impacto que foi ouvi-la pela primeira vez, em 1982. Aquela emoção é a mesma que sinto hoje quando a ouço. Bené não mudou, jamais se vendeu, nunca se iludiu com os cantos de sereia do poder e do dinheiro. Bené não mudou, nem o Rio, apesar de tudo o que ela e tanta gente tentou fazer. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Benedita está na estrada há quarenta anos, falando de racismo e desigualdade, confrontando o machismo e todo tipo de preconceito, sem jamais perder a ternura e a disposição generosa ao diálogo. Diante das ameaças existenciais representadas pelo fascismo e pela pandemia, o voto pode ser uma afirmação democrática histórica e uma vacina contra o ódio. Por isso, Bené na veia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO