CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Virginia Berriel avatar

Virginia Berriel

Executiva Nacional da CUT

22 artigos

blog

Benedita da Silva é a nossa Kamala Harris

Nos Estados Unidos, o Movimento Negro foi decisivo para a vitória dos Democratas. No Rio, temos a nossa Kamala Harris - Benedita da Silva, a personificação da superação de desafios

Benedita da Silva (Foto: Reprodução/Facebook)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nos Estados Unidos, o Movimento Negro foi decisivo para a vitória dos Democratas. No Rio, temos a nossa Kamala Harris - Benedita da Silva, a personificação da superação de desafios. Benedita faz militância e política com humanidade e afeto. Merece não apenas o voto dos cariocas, mas também respeito por uma luta que sempre ultrapassou limites, na defesa dos favelados, das mulheres, dos trabalhadores, dos negros. Benedita da Silva é patrimônio político e cultural do Rio de Janeiro.  

O mundo acompanhou pelas redes e tevês a eleição nos Estados Unidos da América, que ainda não terminou com a contagem final dos votos. Mas, o que vimos, foi uma polarização muito grande, semelhante à que ocorreu no Brasil. Um presidente disputando a reeleição e querendo impor a vitória à força, com mentiras e distorções, não muito diferente do que aconteceu em nosso país nas eleições de 2014 e 2018. Importante refletirmos um pouco sobre o processo eleitoral das nossas eleições municipais que vão acontecer nos próximos dias: em 1º turno no dia 15 de novembro, e em 2° turno 29 de novembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A unanimidade nas esquerdas e em diversos movimentos sobre a vitória de Joe Biden e Kamala Harris, é que esta vitória não altera em praticamente nada a dramática situação do Brasil. Não vai mudar a política perversa e de destruição imposta pelo Governo,  mas, evidentemente, a derrota de Trump é também uma derrota para Bolsonaro. E o Brasil vai ficando cada vez mais isolado por conta nefasta política do meio ambiente e para a Amazônia. A manutenção do ministro Ricardo Salles, uma figura inábil, incompetente e causador de problemas, poderá se transformar numa grande dor de cabeça. Da mesma forma a política vergonhosa e estreita do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Além de todas as violações cometidas contra os direitos humanos. Nesse sentido, com certeza, o governo brasileiro enfrentará problemas e terá que se explicar e buscar algum tipo de consenso e ajuste, até porque já está sendo cobrado por parte da ala militar. 

A conquista nas eleições dos Estados Unidos para muitos, ou pelo menos para cerca de 70% dos americanos, representa a vitória contra o avanço do fascismo e da intolerância, e do enfrentamento ao racismo. Arrisco mais –  foi o fazer política com mais humanidade e empatia, enxergando o outro e as suas necessidades. Agora, sem dúvida nenhuma, a maior vitória que está sendo comemorada lá, aqui e mundo afora é a primeira mulher vice-presidenta. Uma mulher negra, filha de imigrantes, de mãe indiana americana e pai jamaicano, que chegou no topo da maior nação mundial. Os seus desafios e luta são significativos para todas as mulheres que lutam por direitos e igualdade. Certamente as mulheres depositaram essa confiança em Kamala, que garantiu a vitória. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A vice-presidenta Kamala Harris carrega uma história de conquistas e superação: em 2010 se tornou a primeira mulher a ser eleita para a Procuradoria-Geral da Califórnia. Em  2016 foi a primeira mulher de origem asiática e a segunda negra a assumir, em 240 anos, uma cadeira no Senado norte americano. A vice-presidência personifica a sua luta e vitória, que enchem de esperança tantas outras mulheres, negras e latinas. É sinal de que, mesmo com uma política estreita que perseguiu sistematicamente os imigrantes e negros, imposta por Trump, o desejo por mudança da maior nação capitalista prevaleceu. 

A luta pelo segundo turno

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É importante resgatar um pouco da história de Benedita da Silva, sua trajetória política tornando-se a primeira mulher negra a atingir os mais altos cargos da história do Brasil: vereadora, deputada federal constituinte e reeleita para um segundo mandato em 1990; senadora em 1994, com mais de 2 milhões e 400 mil votos; vice-governadora no pleito de 1998 e em 2003, no governo do presidente Lula, ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social até 2007. 

A luta em defesa de organização dos moradores das diversas favelas do Rio de Janeiro sempre foi destaque. Da mesma maneira a defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas, que culminou em lei que garantiu a elas os mesmos direitos percebidos pelos demais trabalhadores, beneficiando mais de 6 milhões no país. A Lei de Emergência Cultural Aldir Branc foi outra conquista importante para milhares de artistas, técnicos, espaços culturais e alternativos e os profissionais da arte pelo Rio, mas também em âmbito nacional. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nós temos Benedita, candidata mais bem preparada, com maturidade política aliada ao conhecimento, que vai do morro ao asfalto, da zona sul à zona norte e às periferias do Rio tão maltratadas pelos comandos, pelas milícias e pelo Estado paralelo constituído pelos governos estadual e municipal e pelo prefeito pastor que nada fez pelo povo carioca. 

O Movimento Negro, as trabalhadoras domésticas, o Movimento Sindical, Os Movimentos de Mulherres, os evangélicos, os moradores das diversas favelas – além, é claro, do Chapéu Mangueira –,  os artistas, técnicos, enfim, a população do Rio de Janeiro tem uma candidata à altura da missão desafiadora que será governar uma cidade arrasada. Benedita da Silva é a melhor representante em relação a todos os demais candidatos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estamos na reta final das campanhas eleitorais e de um processo político continuado de agressões ao Rio de Janeiro, que tem sofrido os impactos e ataques por parte dos últimos governos. O maior índice de desemprego e de desalentados é nosso, de moradores de rua e de miseráveis também. Não podemos permitir que candidatos golpistas, que contribuíram para tirar o pão da boca dos trabalhadores, sejam agora eleitos com o discurso bonito enganoso de que poderiam ter feito mais e não fizeram por isso ou aquilo. 

Não votem em quem roubou os seus direitos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não votem em partidos e nem em candidatos que votaram na Reforma Trabalhista, na Reforma da Previdência e que agora defendem abertamente a privatização do Estado, ou seja, o fim do Ensino Público de qualidade, da Saúde Pública, do SUS e de todas as empresas públicas e estatais. O povo do Rio não pode se dar ao luxo de um novo erro elegendo candidatos golpistas, de direita ou milicianos. 

O candidato que está liderando as pesquisas, Eduardo Paes, é do DEM, mesmo partido do presidente da Câmara, favorável a uma lista extensa de privatizações. Também é a favor da Reforma Administrativa, que nada mais é que a privatização e a redução do poder do Estado de prover as políticas públicas e assegurar o seu cumprimento, além de promover o fim do Regime Único de contratação dos servidores e da estabilidade. Só não foi para a pauta na Câmara e Senado porque sabem que isso comprometeria a eleição de seus candidatos. 

O povo carioca não precisa de prefeitos pastores e fundamentalistas, nem de quem mente e ataca seus direitos. Portanto, não precisamos de Eduardo Paes, de Marcelo Crivella, muito menos de prefeitos com poder de polícia, sejam eles juízes e delegadas. Precisamos de uma prefeita que tenha a cara do Rio, que conheça os seus problemas e saiba resolvê-los com generosidade e empatia.  

Embolados na disputa pelo segundo turno, Crivella, Martha e Benedita. Martha Rocha pode até ter coragem, mas é uma delegada. Não precisamos de mais um gestor com poder de polícia, como o ex-juiz. Queremos uma gestora que, além do conhecimento, olhe com humanidade para todos. Essa candidata, que está lutando sem armas, mas com muita coragem e pode chegar ao segundo turno, é Benedita da Silva.

Festejem Kamala Harris vice-presidenta dos Estados Unidos. Mas festejem muito mais a mulher, negra, militante, guerreira, a candidata mais bem preparada, a nossa Kamala Benedita da Silva. Votem em quem defende os seus direitos, os direitos de todos e a vida para a cidade do Rio de Janeiro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO