CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Denise Assis avatar

Denise Assis

Jornalista e mestra em Comunicação pela UFJF. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora da presidência do BNDES, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" , "Imaculada" e "Claudio Guerra: Matar e Queimar".

695 artigos

blog

Bolsonaro dá sinais de que terá o seu dia do fico

A colunista Denise Assis, do Jornalistas Pela Democracia, afirma que Bolsonaro pode acabar ficando no PSL. Ela diz: "dá até para apostar que não foi só Eduardo a ter o seu dia do 'fico'. Jair, ao chegar, deve encontrar a casa já livre dos cacos que espalhou e certamente dirá a Bivar que ele também fica"

“Bolsonaro vai renunciar”
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Denise Assis, para o Jornalistas Pela Democracia - A acachapante vitória de Bolsonaro na aprovação da reforma da Previdência (60 a 19) abre perspectivas para a sua longevidade como uma espécie de “leão de chácara” da direita no país. Ele é aquele que, na porta da boate, troca safanões, expulsa os “indesejáveis” e garante a entrada apenas dos “bacanas”, que lá dentro se divertem tranquilamente em ambiente requintado. 

Bolsonaro afiança o bom andamento das sonhadas reformas, pratica a política do “entrega tudo” – e lá se foi a Base de Alcântara –, enquanto faz barulho e troca sopapos para distrair a plateia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por exemplo, numa fortuita viagem ao Japão, deixou a legenda que lhe deu abrigo, em chamas, e viajou prometendo mais uma vez trocar de partido. Mas não se iludam. A “briga”, que parecia ir longe, já dá sinais de ante clima. Foi útil, porque permitiu a ele e ao filho Eduardo, uma saída honrosa para o fiasco da reprovação, no senado, ao cargo de embaixador nos EUA. Ambos viram as chances minguarem a cada dia.  Ao mesmo tempo, desviou a atenção do respeitável público para o tamanho da perda que a reforma recém aprovada representa para a classe trabalhadora. 

Quanto à briga, já dá sinais de ante clima. Lá do Japão, Bolsonaro fez questão de elogiar o Delegado Waldir, afagando a sua cabeça, ao dizer que o deputado foi um dos grandes responsáveis por articular a aprovação da reforma da Previdência. (O Delegado Waldir foi destituído da liderança do PSL, ao perder o posto para o filho do presidente). Eduardo, por sua vez, já posou de líder do PSL na Câmara, sem enfrentar grandes entraves com a bancada. Waldir, apesar das tentativas, não obteve de volta a liderança. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eduardo conseguiu, ainda, no TJ do Distrito Federal, a sua não punição e dos 18 colegas ameaçados. Outro sinal de pacificação foi emitido pelo presidente do partido, Luciano Bivar. Ele descartou a possibilidade de o PSL destituir Flávio Bolsonaro do diretório do Rio. O próprio Eduardo acenou com o fim das querelas, para deixar “fechar a ferida”. A mesma expressão usada pelo pai, no dia anterior, ao falar com a imprensa, no Japão. 

Não há indícios de que existam interessados em assoprar esta brasa. O período de 12 dias de ausência parece perfeito para que volte tudo ao seu lugar. Ainda que a ex-líder do governo, Joyce Hasselmann, ainda machucada, continue atacando, mas já em outro tom. Dois abaixo das acusações feitas aos “filhinhos” de Bolsonaro, no programa Roda Viva. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os sinais para um pacto de não agressão e até mesmo uma paz nem que seja aparente, são fortes. A Bolsonaro interessa continuar contando com uma base conturbada, mas sempre pronta a dizer sim, pois tem ainda pelo caminho, duas reformas de peso para entregar aos frequentadores da boate de luxo. Sem falar no montante do fundo partidário. Afinal, R$ 8,3 milhões por mês, não são desprezíveis, quando a ideia fixa é a reeleição. É de se suspeitar que Bolsonaro, mais uma vez, fez jogo de cena, embaralhando o jogo enquanto salvava a reputação do filho e apostava na aprovação, sem muito remendo, da reforma da Previdência. Dá até para apostar que não foi só Eduardo a ter o seu dia do “fico”. Jair, ao chegar, deve encontrar a casa já livre dos cacos que espalhou e certamente dirá a Bivar que ele também fica.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO