CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eleonora Menicucci avatar

Eleonora Menicucci

Ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Dilma. Professora titular em Saúde Coletiva da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo

2 artigos

blog

Bolsonaro desrespeita vítimas da ditadura militar

"A conivência do Presidente da República com os crimes da ditadura militar tem sido amplamente explicitada por ele em várias situações. Sua tática é negar sistematicamente as violações de direito praticadas entre 1964 e 1985, ou perpetrar versões falsas da história, como fez recentemente ao tentar escamotear o assassinato do jovem Fernando Santa Cruz, pela repressão, em 1974.", diz a ex-presa política e ex-ministra Eleonora Menicucci

Bolsonaro prepara o auto golpe
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A conivência do Presidente da República com os crimes da ditadura militar tem sido amplamente explicitada por ele em várias situações. Sua tática é negar sistematicamente as violações de direito praticadas entre 1964 e 1985, ou perpetrar versões falsas da história, como fez recentemente ao tentar escamotear o assassinato do jovem Fernando Santa Cruz, pela repressão, em 1974. 

Não podemos compactuar com essas mentiras. Sobretudo nós, pessoas da minha geração, que deram a vida na luta pelas liberdades democráticas, pela justiça social, e contra a cruel ditadura que vigorou no Brasil por 21 anos. Somos mães, filhas, companheiras e militantes, mulheres corajosas que protagonizaram um dos momentos mais significativos da luta pela democracia e, em razão dessa luta, fomos presas, torturadas, assassinadas e desaparecidas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje, observamos com espanto e indignação a divulgação dessas “versões” na imprensa e nas redes sociais e, acima de tudo, repudiamos a capacidade que elas têm de convencer parte expressiva da população. Inclusive jornalistas. 

“Não houve ditadura no Brasil”, concordam aqueles que não querem vê-la. “Foi uma reação patriótica contra a ameaça comunista”, repetem os que preferem fechar os olhos para a verdade. “Foi uma ditabranda, um movimento”. Ou, mais recentemente: “Não houve clandestinidade”, como afirmou um jornalista numa reportagem que negava o passado clandestino dos pais da cineasta Petra Costa. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Marília Andrade e Manoel Costa são mineiros, como eu. Tive a oportunidade de conhecê-los em Belo Horizonte e, embora militássemos em organizações diferentes, fomos contemporâneos. Ambos deixaram BH porque eram perseguidos. Como eu. Apenas muito mais tarde, vim a saber que se mudaram para Londrina, no Paraná, e que davam apoio a companheiros do PCdoB, então na clandestinidade. 

Quem não viveu a experiência da clandestinidade não é capaz de dimensionar o que ela significa. Clandestinos, deixamos a vida “normal” de lado para nos dedicarmos à resistência. Mudamos de endereço, de Estado, de profissão. Às vezes mudamos de nome e até de fisionomia. A alternativa, nestes casos, poderia ser a morte. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A clandestinidade é um momento terrível na vida de qualquer pessoa, sobretudo quando se é jovem, como éramos em 1970. Por mais que tenhamos feito a escolha pela luta, nos deparamos muitas vezes com o imponderável, com o medo, momentos difíceis e perigosos, embora de muita afeição e solidariedade entre nós. 

Não há mentira ou manipulação no que foi contado pela cineasta Petra Costa no documentário Democracia em Vertigem. Sobretudo, sua narrativa é muito corajosa, porque Petra expõe sua história pessoal para fazer uma leitura profunda e autêntica sobre a história, não apenas de sua família, mas do nosso país. Ali, tortura é chamada de tortura, e clandestinidade de clandestinidade — coisa rara em tempos de revisionismo histórico, apologia à ditadura e discursos calcados em mentira e agressão.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Toda minha solidariedade a Marília, Manoel e Petra. 

Eleonora Menicucci

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ex-ministra de Políticas  para as Mulheres do governo Dilma Rousseff e Professora Titular da Escola Paulista de Medicina/Unifesp

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO