CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Bolsonaro deveria aprender com Trump

"Os povos civilizados repudiam ditadores, podem até votar pela primeira vez num cara com essa índole, mas ao perceberem que ele quer dominá-los e não governá-los em seu nome, invariavelmente os mandam para casa, por meio do voto seguinte", escreve o jornalista Alex Solnik

A morte do Brasil (Foto: KEVIN LAMARQUE)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Foi aquilo que se costuma chamar “bola de neve”.

Às 11 da manhã a CNN anunciou que Biden era o 46o. presidente dos Estados Unidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Poucos minutos depois outras emissoras e jornais confirmaram a notícia. Alguns com números um pouco diferentes, até mais favoráveis a Biden, mas todos de acordo numa coisa: Trump não tinha mais chance, pois o democrata obtivera mais de 270 votos no colégio eleitoral.

Não havia dúvida quanto a isso. Até mesmo a insuspeita Fox, que nunca escondeu sua preferência por Trump, fez coro à maioria. Tal como o New York Times, a BBC, a NBC, a AP, a Reuters.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não demorou meia hora até multidões começarem a lotar as ruas de Washington e outras grandes cidades onde a festa tinha de bandeiras a danças improvisadas, buzinaço. Não dá para chamar de carnaval, mas a alegria pela vitória de Biden era indiscutível.

Nos minutos seguintes começaram a pipocar mensagens de chefes de estado. Trudeau, Macron, Merkel, Boris Johnson, Alberto Fernandez. O mundo reconheceu rapidamente o novo presidente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A notícia alcançou Trump enquanto jogava golfe em um de seus 17 campos. Voltou, às pressas, à trincheira na Casa Branca, de onde disparou vários petardos ao léu, alegando que o vencedor era ele. Mas era tarde demais.

Ninguém deu bola porque todos já sabem que ele é um leão sem dentes e só o que lhe resta é desfrutar da melhor forma possível os últimos dias a que tem direito na Casa Branca.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um leão sem dentes pode até rugir, mas não morde.

Eis aí uma lição que Bolsonaro deveria aprender com Trump: os povos civilizados repudiam ditadores, podem até votar pela primeira vez num cara com essa índole, mas ao perceberem que ele quer dominá-los e não governá-los em seu nome, invariavelmente os mandam para casa, por meio do voto seguinte.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que ocorreu com Trump em 2020 pode se repetir com Bolsonaro em 2022.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO